Conversas na Biblioteca de Arte

Este é o segundo ciclo de Conversas na Biblioteca de Arte. Tal como no ciclo anterior, cada conversa é orientada por um convidado, a quem cabe apresentar o tema escolhido e lançar questões. Abre-se depois espaço para o debate e para a conversa, que se deseja participativa e onde o sentido especulativo possa ter lugar. Pretende-se entender melhor a arte dos séculos XX e XXI, e o ponto de partida é sempre o mesmo: um texto do catálogo da Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação e um leitor para o comentar. Acontece sempre à terça-feira, até julho.

Com a curadoria de Sofia Nunes

16 abril / Ter / 17:30 – 18:30
T. J. Clark, «In defense of Abstract Expressionism»
Com a convidada Joana Cunha Leal, historiadora de arte e investigadora integrada no Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, comenta- -se o texto «In defense of Abstract Expressionism», do historiador de arte britânico T. J. Clark (n. 1943), publicado em 1999 no livro Farwell to an Idea: Episodes from a History of Modernism.
Mais informações sobre esta sessão aqui

14 maio / Ter / 17:30 – 18:30
Thierry de Duve, «The monochrome and the blank canvas»
Com o convidado Pedro Lapa, historiador de arte e investigador integrado no ARTIS — Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras (UL), comenta-se o texto «The monochrome and the blank canvas», do crítico e historiador de arte contemporânea belga Thierry de Duve (n. 1944), publicado em 1996 no livro Kant after Duchamp.

18 junho / Ter / 17:30 – 18:30
Hal Foster, «The artist as ethnographer»
Com a convidada Ana Balona de Oliveira, historiadora de arte e investigadora integrada no Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, comenta-se o texto «The artist as ethnographer», do crítico e historiador de arte norte- -americano Hal Foster (n. 1955), publicado em 1996, no livro The Return of the Real.

9 julho / Ter / 17:30 – 18:30
Claire Bishop, «The social turn: collaboration and its contents»
Com a convidada Liliana Coutinho (historiadora de arte e investigadora IHC-FCSH-NOVA), comenta-se o texto «The social turn: collaboration and its contents» publicado no livro Artificial hells, participatiry, art and the politics of spectatorship (2012).

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

 

 

 

 

Próximas sessões

  • Ter, 14 maio 2019
    17:30

    Entrada gratuita

  • Ter, 18 junho 2019
    17:30

    Entrada gratuita

  • Ter, 9 julho 2019
    17:30

    Entrada gratuita

Sobre a atividade:

Duração: 60 minutos

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 30

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Biblioteca de Arte - Átrio

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: