
Arte à distância de um clique: descobrir a matemática na arte
Nem sempre uma visita de estudo ou uma ida ao museu são possíveis, mas isso não deve ser impeditivo de trazermos a arte para dentro da sala de aula. Nesta sessão à distância, realizada através da plataforma Zoom ou outra, uma equipa de mediadores dinamiza, em direto, uma conversa com os alunos partindo de uma seleção de obras de arte da coleção do Centro de Arte Moderna, centrada na exploração das obras de arte e nas suas relações (por vezes inesperadas e surpreendentes) com a matemática.
Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino e introduzindo conceitos que habitualmente se encontram mais ausentes da esfera curricular, esta sessão é uma oportunidade para uma outra forma de ver a matemática.
Palavras-chave
Área, dimensão, escala, espaço, geometria, números racionais e irracionais, plano, simetria, volume
Conceção e orientação
Cecília Costa, Margarida Carmona Rodrigues, Raquel Feliciano, Rita Cortez Pinto
INFO ADICIONAIS
─ Uma vez que estas sessões assentam num modelo de discussão participativa em direto e não numa visita pré-gravada, é essencial assegurar que o sistema informático a utilizar na sala de aula permite que todos os alunos participem ativamente na sessão;
─ A plataforma online de videoconferência será definida aquando da marcação, podendo utilizar-se a da Fundação Calouste Gulbenkian ou a da própria escola/instituição;
─ Não se aplicam descontos.
Requer marcação
Entre em contacto connosco para que possamos organizar uma sessão que se adapte às suas necessidades.
Pedido de marcaçãoSobre a atividade :
Duração: 90 min
Mínimo de participantes: 10
Máximo de participantes: 25
Idioma: Português
Preço: 35,00 € Por turma
Onde :
Local: Plataforma de videoconferência
Detalhes da atividade :
Época: 2022/2023
Ciclo: Arte / História / Pensamento crítico e criativo
Tipo: Visita
Equipa educacional: Centro de Arte Moderna