Anima-sons

Este desafio divide-se em duas etapas: construção de um ser sonoro inventado e animação em stop motion. Mas o que será um ser sonoro?
Segue os passos da Sofia e da Margarida para descobrir e, no final, não te esqueças de partilhar o resultado connosco usando #GulbenkianEmCasa.

O que precisamos?

– Folhas de papel
– Lápis
– Telemóvel
– Furador
– Tesoura
– Cola 
– Ataches ou linha
– Uma aplicação para realização de vídeo em stop motion


1. Construção de um ser sonoro

No nosso Museu há muitas obras de arte: pinturas, esculturas, mobiliário e vários objetos como pratos, caixas, tapetes e moedas. Será que estas obras de arte escondem personagens mágicas? Vamos descobrir?
Clica na faixa sonora por baixo de cada uma destas imagens e ajuda-nos a descrever as personagens representadas. Todas as respostas que deres estão certas, desde que uses a imaginação!

 

Agora o artista és tu e, com a nossa ajuda, vais criar e construir o teu próprio ser sonoro. Aceitas o desafio?
Clica nas faixas sonoras para ouvir o som e desenha a parte do corpo a que corresponde! Cada um dos seguintes sons corresponde ao barulho que o teu ser sonoro faz com determinadas partes do corpo. A ideia é que ouças o som e imagines como é o seu aspeto, depois só tens que desenhar.

Agora que já tens o teu ser sonoro podes dar-lhe cor e texturas. Usa canetas e lápis, ou faz colagens com diferentes materiais como cartão, plástico de algumas embalagens, tecidos… Quando escolheres os materiais, pensa nos sons que ouviste!


2. Animação em stop motion

Agora que já criaste o teu ser sonoro, está na altura de lhe dar vida! Mas antes de o animarmos, vamos articular algumas partes do seu corpo para criar um movimento mais realista. Preparados?

Passo 1

Passo 1

Recorta o excesso à volta do ser sonoro que criaste. Recorta também a peça que queres articular, separando-a do resto da tua personagem.

Passo 2

Passo 2

Para articular a peça, precisas de lhe acrescentar um pedaço de papel maior que o original. Cola as duas partes e pinta da mesma cor para parecer uma só.

Passo 3

Passo 3

Agora vamos fazer os furos para a articulação. Deves fazer um furo em cada peça e também um furo na zona do corpo onde ela irá encaixar.

Passo 4

Passo 4

Por fim, só tens que juntar todos os membros articulados ao corpo, usando os ataches ou linhas e o teu ser sonoro já se pode mexer!


Depois de termos articulado o ser sonoro já podemos animá-lo, para isso vamos fazer um stop motion! Parece complicado? Já vais ver como é simples! Em primeiro lugar, deverás instalar num telemóvel uma aplicação de animação em stop motion, há várias opções (a Stop Motion Studio, por exemplo). Sabes o que é stopmotion? Observa a imagem e clica na faixa sonora para saber mais sobre esta técnica de animação! 

1c8a176ec2caa2eb2ae8be13dbf6cc3d

 

Passo 1

Passo 1

Abre a aplicação e clica no (+) para um novo projeto. Começa por tirar uma fotografia para perceberes o espaço de que dispões para movimentar a tua personagem. Se quiseres, podes pôr fita-cola na mesa para teres a moldura da foto. Não deves mudar a posição do telemóvel!

Passo 2

Passo 2

Para animares a tua personagem começa por tirar uma fotografia. Pensa como queres que ela entre no filme: surge de um canto, cai vinda de cima, já está no centro…? Depois, vai sempre mexendo pouco a pouco a personagem e tirando fotografias entre cada movimento.


Vamos continuar a descobrir

Depois de criar e animar um ser sonoro, aproveite para explorar os restantes Desafios que temos para si. Pode também assistir às Videotutorias ou deixar-se levar pela magia das nossas Histórias cantadas e contadas. Conheça as nossas sugestões para desfrutar dentro de portas, sozinho ou em família.

Saber mais