Desenho no Museu
Oficina de desenho
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Data
Local
Galeria Principal Museu Calouste GulbenkianPreço
- 10,00 €
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
As oficinas de desenho no Museu Gulbenkian propõem a exploração de questões centrais ao ato de desenhar. Entre abril e junho as sessões serão dedicadas à temática do retrato, com exceção da sessão de 22 de abril, dedicada ao Dia da Terra e intitulada A regeneração. Em cada sessão, a artista Catarina Dias explorará obras de arte diferentes aprofundando o tema do retrato.
As sessões são independentes entre si, não pressupondo continuidade e sendo a aquisição de bilhetes avulsa.
Programa
Retrato: a passagem do tempo
Um dos aspetos que podemos admirar perante um retrato é a passagem do tempo. O tempo que passou desde que foi feito − ou mesmo os valores que na época eram valorizados − até aos nossos dias. Um retrato reflete ainda a qualidade técnica de quem o pintou e pode ser interpretado de várias perspetivas. Nesta sessão será explorada a técnica do carvão e as suas possibilidades em evocar um certo ambiente e dramatizar o objeto observado.
Materiais necessários
«La folie»
Retomando a temática do retrato, vamos explorar mais uma das várias expressões humanas, desta vez através da representação de Baco. Vamos analisar o seu contexto e as várias aproximações à ideia de retrato através do desenho de observação.
Materiais necessários
A serenidade
Um retrato pode transportar-nos numa viagem através do tempo. Pode ser reflexo do seu contexto histórico, político, filosófico e ser também reflexo de uma certa idealização estética. A partir de uma das obras mais icónicas da coleção Gulbenkian, tentaremos compreender estas vertentes e também outras questões que ocuparam o pintor.
Materiais necessários
Por trás de um retrato
Ao desenharmos vamos apreendendo de forma subtil esta ligação tão preciosa entre mão e olho. A mão começa a ver e o olho começa a traçar. Encontrada esta ligação um mundo infinito se apresenta diante de nós para explorar. Nada melhor que o retrato para podermos tecer essa aprendizagem juntamente com tudo aquilo que nos informa. Plínio, O Velho, já nos dizia que o retrato contém em si todas as formas do mundo.
Materiais necessários
Para além da sua ausência
Um artista que retrata outro artista que retrata outro artista. Nesta sessão vamos observar um retrato que nos fala de uma amizade entre dois artistas. Serão exploradas soluções técnicas de textura, volume e sombra e, assim, recapitular as várias noções exploradas nas sessões deste trimestre.
Materiais necessários:
Ficha técnica
Conceção e orientação
Catarina Dias