Dançar com o Museu
Práticas artísticas e pedagógicas na mediação entre a obra de arte, o contexto e a criação
Slider de Eventos
Data
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Bilhete
- 75,00 €
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
O corpo é um agente que faz parte de nós. É por isso também uma ferramenta viva largamente aplicável no campo das artes e com um enorme potencial expressivo e comunicativo. Neste sentido, o curso tem como objetivo geral ampliar a consciência do potencial criativo e reflexivo do próprio corpo e da sua relação com o outro e com o espaço, a partir da obra de arte e do referente da dança. Propomos um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente na linguagem do movimento, fomentando a aquisição de ferramentas pedagógicas e de novos olhares para as potencialidades do currículo escolar e da relação escola-museu, contribuindo para uma ligação mais fluida entre a arte e a vida.
Apresentamos ferramentas para explorar a obra de arte: Como se podem abordar, diferentes possibilidades de trabalhar conceitos, ideias e conteúdos por camadas? Como interpretações múltiplas e diferenciadas surgidas da obra de arte podem desenvolver-se em diferentes propostas de exploração de movimento, performance e composição coreográfica? Como adaptar e integrar estas ferramentas na abordagem aos currículos escolares, participando de uma metodologia de diversificação e inclusão por parte dos professores, formadores, mediadores e técnicos, que precisam de ter ao seu dispor recursos, conhecimento e uma grande capacidade de adaptação?
Por último, desenvolvemos o processo de mediação e de articulação da prática de criação artística em dança a partir de uma exposição de arte, em contexto de museu, e explorando processos de criação a partir das obras e do contexto da exposição em tempo real.
FICHA TÉCNICA
Conceção e orientação
Andreia Dias
Ângelo Cid Neto