Sépsis: novos dados para compreender e combater a doença

Estudo publicado no jornal Cell Host & Microbe revela mecanismo que confere resistência à sépsis e clarifica aspetos chave da evolução dos hominídeos.
25 jan 2021

Investigadores descobrem que a perda de uma molécula específica pode explicar como os primatas evoluíram para conseguir resistir a infeções bacterianas que dão origem à sépsis. O estudo publicado no prestigiado jornal científico Cell Host & Microbe revela que, em ratos, a ausência desta molécula (o glicano α-Gal) da estrutura de anticorpos aumenta a capacidade dos mesmos anticorpos de eliminar bactérias. Esta vantagem evolutiva emergiu a um custo, o declínio reprodutivo. Estas descobertas vêm clarificar aspetos chave da evolução dos hominídeos e revelam mecanismos que conferem resistência à sépsis, cruciais para compreender e combater esta doença.

A sépsis resulta de uma infeção generalizada e caracteriza-se por desencadear uma resposta imune desregulada com alto risco de morte, contabilizando 20% da mortalidade total a nível global. “Este enorme peso para a humanidade levou-nos a levantar a hipótese de que mutações associadas a uma melhor resistência à sépsis representaria uma tremenda vantagem evolutiva. Isto pode ter sido um fator chave para a seleção de mutações que impedem a produção de α-Gal em Primatas do Velho Mundo e tornam possível que estes consigam produzir anticorpos que eliminam patógenos responsáveis pelo desenvolvimento de sépsis”, explica Miguel Soares, investigador principal no Instituto Gulbenkian de Ciência que liderou o estudo.