3 Novembro 2020

Resultados CEEC no IGC

Duas investigadoras do IGC entre os 300 investigadores com contratos atribuídos no âmbito da 3ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual, uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia dirigida a investigadores doutorados em todas as áreas científicas.

Maria João Amorim na categoria de Investigador Principal e Sofia Moreira (laboratório do Investigador Principal Elias Barriga) na categoria de Investigador Júnior, fazem parte dos 58% das candidatas femininas selecionados na terceira edição do Concurso.

Segundo dados da FCT foram avaliadas 3.648 candidaturas, num processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais. Do total, 1.675 obtiveram nota mínima para serem elegíveis a financiamento. As 300 candidaturas selecionadas para contrato correspondem a 18% das candidaturas elegíveis.

 Os contratos distribuem-se em quatro categorias: 157 de Investigador Júnior, 114 de Investigador Auxiliar, 27 de Investigador Principal e 2 de Investigador Coordenador. Os investigadores de nacionalidade estrangeira representam 27% do total e os países com maior representatividade são a Espanha, com 33 investigadores, a Itália, com 16, a França, com 7, e a Alemanha, com 6.

Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa entre estas e a FCT.

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT. Ao longo das suas três edições, já foram atribuídos um total de 1.100 contratos a investigadores doutorados. A próxima edição do concurso decorrerá até ao final deste ano.

Mais informação no site da FCT .