11 Maio 2020

Projeto Lab in a Box lança website

Projeto pioneiro de educação de ciência para a sala de aula, criado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em parceria com o Municipio de Oeiras e a Merck Family Foundation acaba de lançar website.

Iniciado em 2016, o  Lab in a Box (LiB) é um projeto pedagógico pioneiro, desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.

Pensado para desenvolver nos alunos o deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica, usa como base o ensino experimental e o método científico, com a ambição de ajudar a criar uma comunidade de futuros “cidadãos cientistas” em diferentes países da Lusofonia.

Com este objetivo, o LiB desenvolve, produz e implementa nas escolas, um kit educacional de experiências científicas – o kit “Lab in a Box” – portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos. Em conjunto, o projeto fornece formações de professores acreditadas, acompanhamento em sala de aula, recursos online e uma partilha constante de experiências através do Fórum online “Lab in a Box”.

O “Lab in a Box” tem o apoio de vários parceiros, nomeadamente da Câmara Municipal de Oeiras que apoia a implementação do projeto no concelho de Oeiras, e da Merck Family Foundation que apoia a implementação do projeto em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.

 

Website do projeto