4 Novembro 2020

Lab in a Box inicia formação de professores

Arrancou a formação de professores no âmbito do projeto Lab in a Box, uma iniciativa pioneira promovida pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O projeto pretende incluir a ciência no dia a dia das escolas e promover a consciência de que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.

Dirigidas a professores do 1º e 2º ciclo de escolas do concelho de Oeiras, as formações contam com uma componente presencial e autónoma que visa dotar os professores de técnicas para a execução e implementação em sala de aula do kit e protocolos experimentais desenvolvidos pela equipa do Lab in a Box.

Desta forma  pretende-se cativar o interesse dos alunos para o meio que os rodeia, incentivar o espírito crítico e a curiosidade científica, através do ensino experimental e do método científico, com a ambição de ajudar a criar uma comunidade de futuros “cidadãos cientistas”. 

O LiB desenvolve, produz e implementa nas escolas, um kit educacional de experiências científicas – o kit “Lab in a Box” – portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos. Em conjunto, o projeto fornece formações de professores acreditadas, acompanhamento em sala de aula, recursos online e uma partilha constante de experiências através de fóruns online.

 

 

Ver website Lab in a Box