2 Abril 2020

Fundação “la Caixa” atribui bolsa Junior Leader a investigador do IGC

Programa Internacional de Bolsas de Pós-Doutoramento da Fundação “la Caixa” atribuíu uma bolsa a Elias Barriga, líder do grupo de investigação de Mecanismos da Morfogénese do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

O competitivo Programa Internacional de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader da Fundação “la Caixa” – que procura atrair para Portugal e Espanha investigadores de excelência de diferentes nacionalidades – atribuiu uma bolsa a Elias Barriga, líder do grupo de investigação Mecanismos da Morfogénese do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

Elias H. Barriga, líder do grupo de investigação Mecanismos da Morfogénese do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), recebeu uma Bolsa Incoming, para estudar em maior detalhe o movimento coordenado de aglomerados celulares – migração coletiva de células – um mecanismo essencial ao desenvolvimento dos embriões, à reparação de tecidos e à progressão de doenças como o cancro. Até agora pouco se sabe sobre como as interações mecânicas entre os tecidos, particularmente in vivo, desencadeiam a migração coletiva de células. Para isso, Elias vai implementar uma abordagem a três níveis: tecidos, células e sub-celular. O projeto vai permitir revelar detalhes das interações mecânicas de longo alcance entre os tecidos e identificar moléculas emissoras e receptoras dessas pistas biofísicas que até agora não foram estudadas. Segundo o investigador “os resultados deste trabalho vão ampliar o conhecimento da biofísica do cancro e malformações congénitas, temas de grande relevância social e que normalmente são estudadas apenas na vertente bioquímica.”

Extremamente competitivo, este Programa tem uma taxa de sucesso de 11.5% e 4.8%, no caso das bolsas de pós-doutoramento “Incoming” e selecionou projetos de investigação ambiciosos, de âmbito diverso, todos propostos por jovens investigadores. O programa destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que pretendam continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português. Promovido pela Fundação ”la Caixa”, este programa tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal e apoiar os melhores talentos científicos oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência.