Inteligência Artificial ajuda na análise de imagens microscópicas

Nova plataforma permite detetar traços celulares associados a doenças como cancro ou infeção
Ricardo Henriques © IGC, 2021

Investigadores desenvolvem uma nova plataforma de inteligência artificial capaz de explorar dados de microscopia e acelerar novas descobertas biomédicas em saúde e doença. A plataforma de acesso aberto, ZeroCostDL4Mic, permite que qualquer pessoa com pouca ou nenhuma experiência em codificação rapidamente a use para desenvolver ações poderosas como identificar traços celulares e caracterizar se transportam uma doença como cancro ou infeção.

 Apesar das inovações em torno da tecnologia de inteligência artificial, esta ainda apresenta algumas barreiras, quer na complexidade de formação de redes neurais artificiais quer no acesso a estas poderosas ferramentas computacionais. Um problema que afeta a maioria dos biólogos, médicos, patologistas e utilizadores de microscopia. Com vista a democratizar a ciência, uma das missões do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), a equipa liderada por Ricardo Henriques, do IGC, em conjunto com o laboratório Jacquemet (Abo Akademi University, Turku, Finlândia), e em colaboração com um consórcio internacional que reúne 12 laboratórios em 2 continentes diferentes, desenvolveram esta plataforma totalmente acessível e gratuita.

O ZeroCostDL4Mic permite aos investigadores, com pouca ou nenhuma experiência em codificação treinar, validar e usar redes neurais artificiais. Simultaneamente, orienta os investigadores para adquirirem mais conhecimentos e recurso ao deep learning.

Ao facilitar a forma como os investigadores aplicam a inteligência artificial nos projetos, “o ZeroCostDL4Mic vai servir de ‘força motriz’ para integrar abordagens computacionais de vanguarda para lidar com algumas das questões mais importantes que precisam ser abordadas na investigação biomédica”, afirma Ricardo Henriques.

Recorrendo ao serviço do Google (Google Colab e Google Drive), o ZeroCostDL4Mic fornece os recursos computacionais gratuitos baseados disponíveis virtualmente para analisar dados de imagem através de inteligência artificial.  Na prática, o ZeroCostDL4Mic é uma coleção de algoritmos de inteligência artificial autoexplicativos, apresentados numa interface gráfica de utilização fácil de usar que requer apenas um navegador de web para funcionar. Todos os cálculos são realizados na nuvem, evitando a necessidade de compra ou instalação de unidades de processamento gráfico e softwares associados. Com esta plataforma os investigadores podem, com alguns cliques e auxiliados por um fluxo de trabalho simples, instalar todas as dependências de software necessárias, fazer upload de seus dados de imagem e executar redes para formação e previsão.

 

Ler Artigo Científico