12 Março 2020

IGC vence Prémio Acesso Cultura Linguagem Clara 2020

Durante o festival NOS Alive investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência desenvolvem diversas atividades que pretende estimular a curiosidade entre os visitantes. E perante tantos estímulos a competir por atenção,  ganham os mais criativos e simples.

O Instituto Gulbenkian de Ciência acaba de ser distinguido com o Prémio Acesso Cultura Linguagem Clara 2020 pela exposição “Science Alive”, preparada para o efeito.

Segundo os membros do júri, neste contexto a atenção tem de ser captada e o IGC “usou algumas das regras fundamentais da escrita clara: adequação ao público-alvo e à situação, palavras conhecidas, frases e parágrafos curtos, e um grafismo agradável à vista”.

O Júri do Prémio é composto por Hugo Sousa, Joana Lobo Antunes e João Martins e segundo os mesmos “o resultado foram textos fáceis de ler e capazes de captar e manter o interesse, mesmo em poucos minutos”.

O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara é um prémio de reconhecimento que vem complementar este esforço, procurando criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas. Articulando o prémio com outras iniciativas, a Acesso Cultura pretende manter a reflexão viva, sempre presente, incentivar e ajudar na passagem da teoria para a prática, sendo esta uma forma de contribuir para o acesso à cultura.