20 Janeiro 2020

Identificada bactéria super protetora contra infeções

Grupo de investigação liderado por Karina Xavier estuda os efeitos associados ao consumo de antibióticos e descobre bactéria com efeito super protetor, que consegue reduzir o risco de novas infeções. Estudo abre portas a novas formas de reverter os efeitos secundários dos antibióticos.

© Joana Carvalho, 2020

Descoberta publicada na Revista Nature Microbiology revela que a presença da bactéria Klebsiella michiganensis, foi suficiente para explicar a resistência à entrada de outras bactérias como a E. coli ou a Salmonella., verificando-se que consegue metabolizar os nutrientes disponíveis no intestino de uma forma mais eficiente, o que lhe confere uma vantagem competitiva e impede a entrada de bactérias nocivas ao organismo.

O crescente consumo de antibióticos tem vindo a revelar-se como um problema de saúde pública em toda a Europa, que pode comprometer tratamentos eficazes no futuro, razão pela qual é importante identificar bactérias e mecanismos que possam minimizar os efeitos negativos resultantes do seu consumo.

 

Ver comunicado Ver artigo Nature Microbiology