24 Março 2020

COVID19: Gulbenkian cria fundo de emergência de 5 milhões de euros

O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian aprovou a criação de um fundo de emergência, que pretende contribuir para reforçar a resiliência da sociedade nos principais domínios de intervenção da Fundação.

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

“Num momento de excecional gravidade, a Fundação Calouste Gulbenkian, fazendo jus à sua missão, reforça a sua atividade num contributo para combater uma pandemia que põe em causa a sociedade como sempre a conhecemos”, afirma Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Os apoios destinam-se a cinco áreas: Saúde, Ciência, Sociedade Civil, Educação e Cultura.

No domínio da ciência o âmbito do apoio será o seguinte:

Reforço do financiamento do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), tendo em conta que dispõe de plataformas tecnológicas e competências científicas na área da imunologia, genómica, virologia e relação micróbio-hospedeiro, destinado a aumentar o conhecimento científico relativo à 2019-nCoV/Covid-19, permitindo:

  1. A identificação de fatores de risco dos indivíduos mais vulneráveis, bem como de mecanismos para os proteger;
  2. A compreensão da resposta imunitária ao vírus e de mecanismos para a promover, o que poderá levar a uma melhor gestão da doença e à aceleração da produção de uma vacina;
  3. A identificação de possíveis vulnerabilidades do vírus, em particular na sua interação com o ser humano, levando a novas estratégias para tratamento e uma melhor previsão da evolução da propagação desta doença no espaço e no tempo.

Esta iniciativa será aberta e coordenada com outras Instituições e Estruturas de investigação em Portugal e no Estrangeiro.

O IGC, juntamente com outras Instituições na área de Lisboa, está a desenvolver novos métodos de diagnóstico para produção e implementação em massa, tendo em conta que o diagnóstico é a ferramenta mais forte que temos neste momento contra o COVID19.

Consulte em detalhe as iniciativas do Fundo de Emergência da Fundação Calouste Gulbenkian.