Cientistas nos hospitais
São mais de 70 os cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), recursos humanos altamente qualificados e formados, que se disponibilizaram para integrar as equipas dos laboratórios de diagnóstico de vários hospitais que realizaram testes ao COVID-19.
Com o crescente aumento de pedidos de testes nos laboratórios dos Hospitais, críticos para evitar a propagação da doença, tornou-se necessário desencadear medidas de contingência de forma aumentar a capacidade de resposta dos serviços.
O Centro Hospitalar Lisboa Ocidental foi uma das primeiras unidades hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo a reforçar as suas equipas e outros Hospitais mostraram interesse em avançar com o apoio dos cientistas.
Diagnóstico no IGC
O IGC realizou testes de diagnóstico, no sentido de ajudar as entidades de saúde a aumentar a sua capacidade de resposta face a esta pandemia.
O instituto dispõe de equipamentos tecnológicos que permitiram fazer testes a grande e pequena escala, com capacidade de analisar mais de 300 amostras por dia.
Campanha de donativos para testar profissionais de saúde
Durante a pandemia, o Instituto Gulbenkian de Ciência desenvolveu uma campanha de angariação de donativos para realização de testes a profissionais de saúde expostos ao virús SARS-Cov-2. A campanha consegui angariar 4.888.00€ de 89 donativos. A par disto, um conjunto de empresas participaram ativamente doando 13.000.00€.
O Instituto Gulbenkian de Ciência agradece a todos os doadores o apoio dedicado à ciencia e a esta causa em particular.
Mais sobre a campanha