O Instituto Gulbenkian de Ciência promove a independência dos estudantes de doutoramento, considerando-os como pares e ajudando-os a desenvolverem-se como cientistas.
Candidaturas
Uma oportunidade única
O Instituto Gulbenkian de Ciência promove a independência dos estudantes de doutoramento, considerando-os pares e ajudando-os a desenvolverem-se como cientistas. Durante um semestre de cursos, os alunos contactam com um vasto leque de diferentes tópicos em ciências biológicas, benificiando da diversidade de temas explorados pelos nossos grupos de investigação, para criar e levar a cabo o seu projeto de investigação. Os alunos do IBB têm a oportunidade de conhecer em profundidade todas as ofertas científicas do instituto antes de definirem o seu projeto e laboratório anfitrião. Estudantes graduados de qualquer nacionalidade e área científica – desde ciências da vida e da saúde até física, matemática e engenharia – são convidados a juntarem-se à nossa comunidade científica.
Cursos
Anualmente, em setembro, os alunos de primeiro ano participam numa série de cursos modulares que cobrem conceitos fundamentais e investigação de ponta em biologia. O leque de temas vai da biologia estrutural e molecular à evolução e à ecologia. Estes módulos são ministrados por investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência e professores convidados de prestigiadas universidades e institutos de investigação de todo o mundo. O programa inclui ainda cursos em parceria com a University of Cologne/ Max Planck Institute, Cologne e EMBL. Após o período de cursos, os alunos são encorajados a tirar o melhor partido dos vários simpósios, conferências e cursos do instituto, bem como do ensino avançado em programação, estatística e bioinformática existente.
Um projeto e um laboratório
No final do primeiro semestre é dado aos doutorandos o tempo necessário para desenvolver a proposta de investigação para a sua tese e para encontrar, entre os investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência, o seu orientador (ou colaboração de orientadores) para os trabalhos de doutoramento. O desenvolvimento do projeto conta ainda com o apoio do Diretor do Programa de Doutoramento e da Comissão de Tese (dois investigadores do IGC) que acompanharão o aluno ao longo de todo o seu trajeto. Projetos de investigação envolvendo colaborações entre laboratórios são incentivados e fomentados, beneficiando da diversidade dos grupos de investigação.
Instituições Participantes:
Instituições que conferem o grau:
Instituições Financiadoras:
