-
-
-
O Instituto Gulbenkian de Ciência tem um ambiente estimulante para jovens investigadores. Os estudantes e os pós-docs são o motor da vida social do instituto; organizam festas, churrascos, sessões de cinema, provas de vinho e uma série de atividades para as quais são convidados pós-docs; além disso, organizam também um retiro anual.
Lisboa é uma cidade culturalmente rica e diversificada, são exemplo disso as exposições e concertos na Fundação Calouste Gulbenkian ou os vários festivais de música (nalguns dos quais o IGC participa, como o Festival NOS Alive).
Retiro Anual
Os pós-docs do IGC organizam um retiro científico anual, onde apresentam e discutem os seus projetos de investigação. Algumas vezes pós-docs e alunos de outras instituições são convidados a participar no retiro e complementar com atividades de desenvolvimento de carreira, de acordo com as necessidades de momento.
Simpósio Científico Anual do IGC
Todos os anos a comunidade do Instituto Gulbenkian de Ciência tem a oportunidade de participar na organização do Simpósio IGC, o que representa uma oportunidade única de desenvolver competências na organização de conferências.
O simpósio deve enquadrar-se no amplo interesse científico da comunidade do IGC, que é convidada a submeter anualmente à Comissão de Pós-Docs (PDC) uma proposta de candidatura no valor de 10 000 euros para a organização deste simpósio.
O PDC considera todos os assuntos que reflitam o amplo interesse científico do IGC. Desta forma, os interessados podem construir um comité organizador com membros de pelo menos dois grupos de investigação do IGC. Todos no instituto, incluindo investigadores em todos os níveis de carreira, pessoal técnico e pessoal de apoio científico, são bem-vindos a fazer parte da comissão organizadora.
Wednesday Seminars
Os Wednesday Seminars, organizados pelo Comité de Pós-Doutorados (PDC), são encontros informais e interativos que acontecem todas as semanas, e que complementam os seminários internos e externos existentes no IGC. Esta é uma oportunidade extraordinária para os pós-docs apresentarem os seus trabalhos num ambiente amigável, discutir planos futuros, obter feedback sobre projetos atuais ou até mesmo praticar uma palestra futura numa conferência de maior relevo. O evento geralmente inclui um coffee break, destinado a fomentar o networking e colaborações entre pós-doutorandos no IGC.
Além disso, uma vez a cada dois meses, o seminário de quarta-feira envolve as Career Talks, que são estruturadas como reuniões informais amplamente focadas nas muitas carreiras científicas disponíveis, desafios, problemas e sucessos dos palestrantes convidados, que na maioria das vezes trabalham fora da academia. O objetivo destas palestras é melhorar a compreensão das opções de carreira disponíveis, com perspectivas diferentes e vibrantes.
Uma nova série de seminários foi lançada recentemente, baseada na Diversidade, Equidade e Inclusão, e já atraiu muitos alunos, pós-docs e investigadores principais do instituto. Assuntos como o preconceito inconsciente, as mulheres nas STEM, raça e outras minorias na ciência, LGTBIQA+ nas STEM, mães em ciência, ciência aberta e outreach, pessoas com deficiência, interseccionalidade e importância da diversidade cultural/linguística na ciência estão a ser abordados.
Para além do mais, a cada dois meses é reservada uma vaga para um pós-doc externo de outro instituto no Programa Nacional de Intercâmbio. Este programa não só permite receber oradores externos, mas também permite que os pós-docs do IGC visitem outros institutos da nossa rede portuguesa, o que melhora o seu currículo, a sua rede e contribui para futuras oportunidades de trabalho.
Cursos e atividades