Candidaturas Biology by Numbers

O programa aceita 2 investigadores por ano. Os investigadores selecionados recebem uma bolsa de Pós-Doutoramento, por 12 meses, para obter formação em Ciências da Vida no IGC, e total apoio para se candidatarem a financiamento externo para desenvolver um projeto com os laboratórios escolhidos.

 

Consultar Edital

 

Submeter candidatura

 

Perfil do candidato

Procuramos investigadores das áreas das ciências exatas e engenharia com pouco conhecimento, mas muita curiosidade em questões biológicas fundamentais. Os investigadores selecionados frequentarão cursos avançados, a partir de Setembro de 2020, que cobrem tanto os conceitos fundamentais como investigação de ponta em biologia. Os cursos, com temas que vão da biologia estrutural e molecular à evolução e à ecologia, são ministrados por investigadores do IGC e professores convidados, de prestigiadas universidades e institutos de investigação de todo o mundo. No final das aulas propostas, os investigadores desenvolvem uma proposta de investigação com o apoio de investigadores principais do IGC à sua escolha, de forma a concorreram em conjunto a bolsas externas.

 

Elegibilidade

Podem candidatar-se interessados de qualquer nacionalidade. É exigido o grau de doutoramento que tem que ter sido atribuído depois de 01/09/2017. Candidatos com graus mais antigos não serão aceites.

 

Processo de candidatura

O período de candidaturas decorre de 29 de janeiro a 27 de abril de 2020.

As candidaturas são feitas exclusivamente através de uma plataforma online e em inglês.

Os candidatos têm de providenciar, entre outros, os seguintes elementos:

  1. Lista de todos os graus, com os respetivos nomes, instituições que concederam os mesmos, classificações e data do grau;
  2. Carta de motivação;
  3. CV
  4. Nomes e contatos de pelo menos duas referências bem como a descrição das ligações académicas ou profissionais com o candidato. O programa contatará diretamente os referentes indicados para o pedido de cartas de recomendação.

 

Seleção

Um painel de não menos de quatro Investigadores Principais do IGC avaliará todas as candidaturas usando os elementos fornecidos pelo candidato e as cartas de referência. Numa primeira ronda de seleção, os candidatos serão classificados e consequentemente convidados ou não para entrevista. As cartas de referência serão pedidas apenas aos candidatos selecionados para entrevista, com data limite de entrega de 12 de Junho 2020.

À segunda ronda de seleção, consiste de uma entrevista, em inglês e realizada por um painel composto por investigadores do IGC. Os candidatos estrangeiros, ou nacionais a residir fora de Portugal, poderão ser entrevistados por telefone ou Skype.

 

Resultados

Os resultados da avaliação serão divulgados por correio eletrónico.