Os parceiros na EU-LIFE operam sob princípios semelhantes de excelência, avaliação externa, integridade e independência, competitividade, internacionalidade e responsabilidade social.
Os parceiros da EU-LIFE acreditam que podem unir forças para melhor enfrentar questões complexas de investigação, formação e gestão da investigação, contribuindo assim para impulsionar a excelência científica europeia.
Grupos de trabalho específicos unem esforços, partilham as melhores práticas, ideias e desenham atividades comuns em áreas de interesse comum, tais como a transferência de tecnologia, a colaboração internacional, a investigação translacional, comunicação de ciência, estratégias de financiamentos competitivos, recrutamento e formação.
A EU-LIFE defende um melhor valor da investigação na e para a Europa. Nesse sentido, a EU-LIFE estabeleceu-se como uma voz para os institutos de investigação em ciências da vida na arena política europeia. É assim reconhecida como um importante stakeholder na política europeia, participando regularmente no diálogo político da Comissão Europeia. As prioridades atuais da EU-LIFE centram-se na estratégia e financiamento da investigação, Espaço Europeu da Investigação (ERA), Ciência Aberta, Igualdade de Género e infraestruturas de investigação.