Programa Cidadãos [email protected] / Active Citizens Fund

Projetos

  • (Re)Veste

    O projeto “(Re)Veste” visa promover a inclusão social e a empregabilidade de jovens portadores de deficiência ou com necessidades educativas especiais (entre os 15 e os 35 anos), com a dinamização de oficinas semanais para o desenvolvimento de competências sociais e pessoais, oficinas de literacia digital e oficinas de customização de roupa.

    Saiba mais
  • [email protected]!

    O projeto [email protected]! tem como objetivo principal contribuir para a redução da percentagem de jovens NEET residentes no concelho da Maia, com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos e que se encontram inativos sem estudar,  sem trabalhar e sem frequentar formação profissional, em particular situação de vulnerabilidade económica e com baixa escolaridade e baixos níveis de qualificação.

    Saiba mais
  • Círculo de Jovens

    O “Círculos de Jovens" é um projeto de educação não formal, baseado no “Children’s Parliament” que visa promover a cidadania ativa e o conhecimento e compreensão dos direitos das crianças e jovens, residentes em bairros sociais, dando-lhes voz.

    Saiba mais
  • Dreaming with Survivors

    “Dreaming with survivors” é um projeto de e para doentes e sobreviventes de cancro infantil.

    Saiba mais
  • Laboratório de Arte e Cidadania

    O projeto “Laboratório de Arte e Cidadania” propõe o desenvolvimento de espaços de criação artística e participação cívica dirigidos a 70 jovens em situação de conflito com a lei (cumprimento de medidas tutelares educativas e em contexto prisional), sobretudo aqueles que revelem percursos de insucesso e abandono escolar.

    Saiba mais
  • MOLDE 50: Rede co-criativa Geração +50 Ativa

    “MOLDE 50: Rede co-criativa Geração +50 Ativa” é dirigido a pessoas com mais de 50 anos, especialmente mulheres, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

    Saiba mais
  • Mudarte

    “MUDARTE: O Teatro do Oprimido na Prevenção da Violência entre os Jovens” é um projeto educativo com crianças do 3º ciclo no concelho de Cascais, que, através da utilização da metodologia do Teatro do Oprimido (prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais) fomentando a consciencialização acerca da temática da violência juvenil e da opressão.

    Saiba mais
  • Promoção das Capacidades de Liderança e do Empoderamento

    O projeto “Promoção das Capacidades e do Empoderamento” visa a promoção das capacidades de liderança e o empoderamento das pessoas com experiência de doença mental.

    Saiba mais
  • Rasgar Silêncios

    “Rasgar Silêncios” é um projeto de empoderamento de sobreviventes de violência doméstica e de género através da metodologia da escrita autobiográfica (ferramenta utilizada para ultrapassar situações traumáticas).

    Saiba mais
  • Work in Progress

    O projeto “Work in Progress” visa empoderar económica e intelectualmente jovens ex residentes em casas de acolhimento e jovens NEET.

    Saiba mais
  • Work Up

    “Work Up” é destinado a 80 migrantes e refugiados e visa o empoderamento e a sua capacitação socioprofissional. Engloba formações associadas ao desenvolvimento pessoal, social e de cidadania, incluindo estágios em contexto laboral real.

    Saiba mais