Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund
24 junho, 2019

Cidadãos Ativ@s no Fórum da Sociedade Civil

Representantes da sociedade civil de toda a Europa reuniram-se em Bucareste para um encontro no âmbito do Active Citizens Fund Romania.

A crescente ameaça à democracia e aos direitos fundamentais dos cidadãos na Europa esteve no centro do debate no Fórum Internacional da Sociedade Civil, que teve lugar em Bucareste no início de junho, com mais de 200 participantes de 28 países europeus, entre os quais representantes do Programa Cidadãos Ativ@s. Os perigos que a Europa enfrenta foram confirmados por líderes de instituições europeias e das principais redes europeias de organizações não-governamentais que estiveram presentes neste evento, onde também marcou presença o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis.

No final da Presidência romena do Conselho da UE, a sociedade civil europeia, reunida em Bucareste, enviou uma mensagem clara aos líderes da UE: é necessário que o novo Parlamento Europeu e a nova Comissão Europeia apoiem ativamente a sociedade civil para que esta possa continuar a desempenhar o seu papel na defesa da democracia, do Estado de Direito e dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

“A participação recorde nas eleições para o Parlamento Europeu mostra-nos como as pessoas aumentaram as suas expetativas em relação à União Europeia. É por isso que as instituições da UE devem garantir que estes valores sejam respeitados em todos os Estados-Membros. Se temos estados onde a igualdade de direitos ou o Estado de direito é fraco, então a sociedade civil vai ser garantidamente atacada, em conjunto com as pessoas a quem dá apoio”, disse Ionuț Sibian, diretor executivo da Civil Society Development Foundation, uma organização não-governamental, independente, criada em 1994 por iniciativa da Comissão Europeia.

O Fórum Internacional da Sociedade Civil foi organizado no âmbito do Active Citizens Fund Romania.