Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund
15 abril, 2019

Workshop sobre avaliação externa

Na sequência da sessão de formação para gestores de projetos aprovados no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, no início deste mês, a Fundação Bissaya Barreto organiza um workshop dedicado à avaliação externa de projetos, no dia 29 de abril, no Campus da Cidadania e do Conhecimento, em Bencanta, Coimbra. Este workshop é restrito às ONG cujos projetos foram selecionados para apoio nos concursos de 2018.

A avaliação externa deve incidir sobretudo sobre as mudanças qualitativas resultantes dos projetos e tem dois grandes objetivos: avaliar as alterações nos grupos-alvo provocadas por um projeto e avaliar as alterações nas próprias organizações. Esta avaliação independente deve analisar o grau de implementação das atividades previstas e a concretização dos resultados contratualizados, os fatores de sucesso do projeto que podem ser replicados noutras iniciativas e os aspetos que devem ser melhorados em futuras intervenções.

O workshop de dia 29 de abril serve para ajudar as organizações promotoras de grandes projetos (até 36 meses) a definir o referencial de avaliação ou os termos de referência para contratação do perito ou entidade que fará a avaliação externa dos respetivos projetos.

Recorde-se que o relatório de avaliação externa tem de ser entregue juntamente com o relatório final do projeto, condicionando o pagamento do saldo final.