28 setembro, 2018

Cidadãos Ativ@s no Fundamental Rights Forum

Mais de 700 especialistas de todo o mundo reuniram-se de 25 a 27 de setembro, em Viena, para o evento da Agência da UE para os Direitos Fundamentais.

“Nunca devemos desistir da responsabilidade que temos para promover e proteger os direitos humanos. Devemos isso às gerações passadas, presentes e futuras ”, disse Michael O’Flaherty, presidente do Fórum dos Direitos Fundamentais, um evento organizado pela Fundamental Rights Agency (FRA), em cujos trabalhos o Programa Cidadãos Ativ@s participou ao longo de três dias.

Com uma sociedade europeia cada vez mais fraturada e polarizada, os direitos humanos estão hoje ameaçados pela austeridade, a disrupção digital, a globalização, a crise migratória e o crescente populismo em toda a Europa.

Para discutir esses desafios, a FRA reuniu uma grande diversidade de participantes, de forma a estimular um diálogo aberto entre decisores, grupos de interesse e indivíduos com diferentes pontos de vista, mandatos e especialidades.

No final do encontro, a FRA comprometeu-se a:

  • Proteger a arquitetura dos direitos humanos e estar ao lado da sociedade civil;
  • Agir como uma ponte sólida entre governos, instituições e sociedade, reunindo vozes diversas e refletindo as suas preocupações em matéria de direitos humanos junto dos governos da UE, especialmente à luz das próximas eleições europeias;
  • Ouvir e envolver-se diretamente com a sociedade, alcançando essa proximidade através de inquéritos, estudos e os seus resultados;
  • Ser mais inteligente com as suas próprias mensagens, baseando-se nas 10 keys to effectively communicating human rights para chegar a um público mais vasto e acionar valores comuns;
  • Encorajar a procura de soluções para os direitos humanos das comunidades ciganas nas cidades e em contexto rural;
  • Como centro independente de excelência dos direitos fundamentais da UE, manter o seu apoio à UE na concretização de uma “Europa dos Valores” da qual nos podemos orgulhar.

Mais informações: Fundamental Rights Forum