• 1949
  • Papel Agfa
  • Fotografia
  • Inv. FP230

Fernando Lemos

Vespeira Figurativo

Nesta imagem Lemos coloca Marcelino Vespeira a deambular entre dois olhares. Um que se detém sobre uma pequena caveira, e outro sobre um manequim que aparenta uma pose de dança.

O simbolismo da caveira prende-se, obviamente, a toda uma tradição da pintura na sua utilização para a representação do transitório, do fim, da precariedade.

A pose de dança do manequim está associada à atracção que Vespeira sentiu nessa altura por Carmen Amaya (1913-1963), famosa bailarina de flamengo, que teve oportunidade de conhecer quando actuou em Portugal.

Deste modo Lemos conjuga o imaginário erótico de Vespeira, simbolizado pelo manequim, e que teve expressão efectiva na sua pintura, com uma advertência de transitoriedade, simbolizada por uma caveira que, embora não humana, não deixa de ser uma referência velada às pinturas das “Vanitas” da História da Arte.

JO

TipoValorUnidadesParte
Largura45,5cmmoldura
Altura45,5cmmoldura
Largura30cmpapel
Altura35cmpapel
TipoA definir
DataA definir
Atualização em 08 setembro 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.