• 1919
  • Anilina e Papel
  • Anilina
  • Inv. DP168

José de Almada Negreiros

s/título

Esta obra insere-se sem dúvida no conjunto da produção de Almada ligada ao «Club das Cinco Cores», que surge em 1918 no âmbito da realização do bailado O Jardim da Pierrette, momento decisivo na génese da poética da ingenuidade almadiana, aqui, essencialmente ligada à infância, à imaginação e à espontaneidade, enquanto elementos essenciais de criação, e que seria amplamente desenvolvida em Paris, entre 1919 e 1920.

 

O «Club» é formado pelo próprio Almada, e por quatro jovens amigas que participaram no bailado: Tareca (Maria Madalena Morais da Silva Amado); Lalá (Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso); Zeca (Maria José Burnay Soares Cardoso); e Tatão (Maria da Conceição de Mello Breyner). Esta obra terá acompanhado uma carta enviada ao «Club», e dirigida a Tareca, Tatão e Lalá (Zeca havia falecido a 22 de Outubro de 1919) e Fernando Amado (irmão de Tareca e grande amigo de Almada), datada de Paris de 28 de Fevereiro de 1920 (DP167).

 Os desenhos identificados com os números de inventário DP183 e DP184 pertencem provavelmente ao mesmo conjunto. É neste contexto que se inserem outras obras do CAM: DP176, DP243, DP244, DP245, DP246, DP247, DP 248, DP249 e DP250.

 

SA-F

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura26,9cm
Largura21,2cm
Tipoassinatura
Textoalmada
Posiçãoc.i.d.
TipoAquisição
DataJulho de 1983
Almada
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo de exposição
Almada
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
1984 a 1984
Centro de Arte Moderna, Lisboa
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra.
Atualização em 23 janeiro 2015

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