• 1949
  • Papel Agfa
  • Fotografia
  • Inv. FP199/1

Fernando Lemos

Mário Cesariny de Vasconcelos

Quando Lemos fotografou Cesariny, já este tinha abandonado o «Grupo Surrealista de Lisboa» formado em 1947, para criar um projecto alternativo, em 1948, denominado «Os Surrealistas», ao qual se juntaram António Maria Lisboa, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom (1926-1974) e Mário Henrique Leiria, entre outros.

Estava feita a divisão deste movimento em Portugal que, a partir das exposições dos dois grupos em 1949, começou a perder o sentido do colectivo, tendo em 1952 o seu último ponto alto na mostra de Fernando Azevedo, Lemos e Marcelino Vespeira, na Casa Jalco.

De «Os Surrealistas», Mário Cesariny, contemporâneo de Lemos nos tempos de estudante na Escola de Artes Decorativas António Arroio, foi o único a ser fotografado.

No claro/escuro da imagem, Cesariny afronta de uma maneira directa o fotógrafo com uma pose algo agressiva, da qual sobressai o punho fechado que suporta o queixo, e que bem poderia significar as polémicas e ataques pessoais entre os dois grupos surrealistas na altura.

Lemos, no entanto, quando apresentou esta imagem no Museu de Arte Moderna de Sintra – Colecção Berardo, em 2005, preferiu, em subtítulo, sublinhar a importância da vertente da escrita em Cesariny: «A Mão Secreta da Escrita». Essa intenção revela-se, aliás, de igual modo na apresentação da imagem no ano anterior, na Pinacoteca de S. Paulo, ao defini-lo como poeta, e fazendo da mesma maneira alusão à escrita com o subtítulo «A Mão, Segredo da Escrita».

JO
Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura60cmmoldura
Largura60cmmoldura
Altura50,7cmpapel
Largura40,2cmpapel
TipoA definir
DataA definir
Fernando Lemos
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian/FCG, 1993
Catálogo de exposição
Arte Portuguesa nos Anos 50
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992
Catálogo de exposição
Fernando Lemos e o Surrealismo
Sintra, Sintra Museu de Arte Moderna, Colecção Berardo, 2005
Catálogo de exposição
À Sombra da Luz, À Luz da Sombra: Fotografias 1949-1952 / Fernando Lemos
São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2004
Catálogo
Fernando Lemos - À Sombra da Luz
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1994
Catálogo de exposição
Retratos de Quem? Fernando Lemos
São Paulo, Edição do Instituto Camões, 2000
Monografia
Fernando Lemos
Toulouse, Galerie Municipale du Chateau d´Eau, 1998
Catálogo de exposição
Fernando Lemos
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1993
Monografia
Os Anos Quarenta na Arte Portuguesa
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982
Catálogo
Fernando Lemos
Jorge Molder (1947-)
Curadoria: Centre Culturel Calouste Gulbenkian
12 de Novembro de 1993 a 17 de Dezembro de 1993
Centre Culturel Portugais / FCG, Paris
Exposição integrada no "Mois de la Photo à Paris".
Fernando Lemos
Centro de Estudos de Fotografia
Curadoria: Centro de Estudos de Fotografia
27 de Maio de 2001 a 30 de Maio de 2001
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Exposição de fotografias da autoria de Fernando Lemos.
Fernando Lemos - À Sombra da Luz
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder (1947-)
1994-07-20 a 1994-10-09
Centro de Arte Moderna, Lisboa
Exposição programada por Jorge Molder e Fernando Lemos.
Fernando Lemos
Galerie Municipale du Chateau d´Eau
Curadoria: Jorge Molder
1998-02-18 a 1998-03-30
Galerie Municipale du Chateau d´Eau, Toulouse
Exposição comissariada por Jorge Molder.
Aspects de la Photographie Portugaise
Centre Culturel Calouste Gulbenkian
Curadoria: Centre Culturel Calouste Gulbenkian
1992-11-12 a 1992-12-17
Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris
Exposição integrada no âmbito do Mois de la Photo em Paris, comissariado por Jean-Luc Monterosso (Comissaire Générale).
Atualização em 08 setembro 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.