• 2004
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. 05P1358

Bruno Pacheco

Help

Realizados por Bruno Pacheco entre 2003 e 2004, os trinta e quatro desenhos pertencentes à colecção do CAM não constituem uma sequência fechada de trabalhos, mas um conjunto livre, aparentado pela técnica e pela intencionalidade do artista. Nele encontramos variáveis temáticas que incluem a representação com figuras humanas, retratos de rosto ou fragmentos de corpos, retratos com dois ou mais protagonistas e auto-retratos. Por outro lado, encontramos várias vezes assinalado um interesse por uma representação animalista, em que predominam cães e cavalos, em tomadas de vista insólitas, que se aproximam por vezes a pormenores de um flanco, de um olho ou de uma garupa. Mais raras são as representações de espaços exteriores (vistas de beira-mar ou de jardins públicos), sempre seguindo o mesmo princípio de uma representação de aspectos particulares ou de pormenores de cenas. Também o enfoque em gestos ou partes do corpo – pés, pernas, decotes, torsos… – nos põe perante situações em que se evidencia uma tensão, um desequilíbrio que acentua tempos, movimentos ou instantes breves do olhar. Essa carga é igualmente proporcionada pelo trabalho com tomadas de vista rebaixadas, com efeitos de escala insinuando proximidade ou afastamento dos «objectos» representados, quase sempre tendendo a indicar a exterioridade, a não participação do artista nas cenas observadas. Algumas imagens mostram-nos aspectos de encontros íntimos ou de manifestações sociais (celebrações, circos, espectáculos equestres…), eventos com alguma carga institucional (cerimónias diversas de que o artista apenas nos faculta momentos, detalhes de gestos ou de vestuário, por exemplo).

 

As imagens de Bruno Pacheco não deixam de manter – por encenação de acontecimentos congelados no tempo – uma ligação intrínseca com o instantâneo fotográfico e com a imagem em movimento (filme ou vídeo que o artista também vem praticando regularmente). Aí se inscreve também a importância da luz, que sublinha os coloridos, aviva os reflexos e por vezes, de tão intensa, esbranquiça e aplana as formas, como na imagem do cão de olhos brancos, encandeado por um flash luminoso. A qualidade diarística da obra de Bruno Pacheco, vencedor do Prémio de Artes Plásticas União Latina, em 2005, evidencia-se na prática muito prolífica do desenho ou da pintura sobre papel, na concepção do desenho como meio de anotação – sob a forma de cor, mancha ou figura – de experiências pessoais, memórias e visões. Essa qualidade manifesta-se por vezes na organização de compilações de imagens que o artista tem igualmente transferido para a grande escala da pintura.

 

AFC

Novembro de 2011

 

 

TipoValorUnidadesParte
Altura210cm
Largura150cm

TipoAquisição
Data23 de Março de 2005



Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.