• 1926
  • Cartão
  • Óleo
  • Inv. 83P73

Sarah Affonso

Figuras num jardim

Obra onde intervém elementos que distanciam a pintura de Sarah Affonso da gramática naturalista generalizada na época. O local é essencialmente cénico, o jardim-miradouro S. Pedro de Alcântara, em Lisboa. Encontramos abstracções formais e de composição que acompanham as tendências do modernismo europeu, a que Sarah Affonso esteve exposta nos anos 20 em Paris. O vocabulário desta obra incide sobre uma simplificação do traço e uma descrição imprecisa das figuras, dirigindo a atenção do espectador para a postura e actividade em que as mesmas se apresentam. A organização temporal é interrompida pelo menino na trotineta que atravessa fugazmente a vista, introduzindo uma ideia de velocidade, que por sua vez indica, possivelmente, uma expectativa da modernidade que se adivinha.

SP

TipoValorUnidadesParte
Altura30cmsuporte
Largura27,5cmsuporte
Profundidade4cmmoldura
Altura60,3cmmoldura
Largura50cmmoldura
Tipoassinatura
TextoSarah Affonso
Posiçãofrente, canto superior direito
Tipodata
TextoXXVI
Posiçãofrente, canto superior direito
TipoAquisição
DataJulho de 1983
Equilíbrio e indisciplina: pintura portuguesa dos anos 1930-40, 47 obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Lisboa, Portugal, Diário de Notícias, Junho/Julho 2006
ISBN:972-9335-93-1
Catálogo de exposição
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009
ISBN:978-972-8848-59-0
Catálogo de exposição
TipoCarimbo
TextoColecção Jorge de Brito
PosiçãoNa parte superior da tela e na grade
Inauguração do CAM
CAM/FCG
Curadoria: A definir
20 de Julho de 1983
Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG
20 de Julho 1983.
Equilíbrio e Indisciplina, Pintura Portuguesa dos Anos 1930-40
Galeria Diário de Notícias
Curadoria: João Pinharanda
23 de Maio de 2006 a 13 de Julho de 2006
Galeria Diário de Notícias
O objectivo da exposição foi mostrar uma zona da produção artística portuguesa que geralmente não é exposta ou o foi há muitos anos, bem como mostrar que não havia homogeneidade na criação plástica desse período.
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar
Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci
Curadoria: FREITAS, Helena de
2009-05-14 a 2009-07-14
Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci
A exposição contou com a coordenação geral de Nazan Ölçer do Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci e de João Castel-Branco Pereira do Museu Calouste Gulbenkian.
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.