• 1973
  • Papel
  • Tinta-da-china e Aguarela
  • Inv. DP1512

Ana Hatherly

Auto-retrato á la Füssli

É inevitável pensar o trabalho de Ana Hatherly sem o associar à veemência negra da tinta permanente sobre o branco da folha, seja ela da escrita, do desenho, ou até mesmo da tinta acrílica preta sobre tela. Contudo, a artista tem um grande domínio do uso das cores e fá-lo sem complexo, na sua máxima vibração, com uma certa influência pop ou em sedutoras velaturas. Ana Hatherly nunca frequentou aulas de desenho ou pintura, mas o fascínio da imagem e o seu poder de comunicação levou-a a experimentar diversos mediuns.

 

O retrato aparece na sua obra como pedra-de-toque para a exploração de relações subjetivas transfiguradas na cor, na composição, no desenho. Longe fica a fidelidade ao modelo, porque o que interessa a Ana Hatherly é traçar o retrato vivencial. Para tal, contribuíram as relações de amizade, no caso dos retratos de amigos, ou de admiração e cumplicidade literária, como nos mostram os retratos de escritores célebres.

 

No auto-retrato, as linhas de força do rosto de Ana Hatherly nada têm que ver com um esgar, um timbre, uma feição. São elementos compositivos como figuras geométricas, manchas de texto ilegíveis ou ainda, de modo irónico, a imitação declarada de um traço («à la Matisse»), que caracterizam a visão que tem de si mesma.

 

Auto-retrato à la Füssli é o título de uma série de três pinturas-desenho que a artista realizou a propósito de uma exposição do seu amigo António Areal, na Galeria São Mamede, em Lisboa, no ano de 1973. Em cada obra pode ler-se, ainda que penosamente, pois a artista retorce a escrita até à quase ilegibilidade, que Areal produziu uma série de pinturas baseadas em The Nightmare [O Pesadelo] (1782), de Heinrich Füssli, depois de ela lhe ter oferecido um livro sobre o pintor suíço.

 

Partindo dessa composição, Ana Hatherly assume o lugar da figura feminina abandonada ao sono enquanto a velá-la está a figura informe de Areal.

 

 

JB

 

Setembro de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura27,5cm
Largura31cm
Tipo assinatura, data e título
TextoAuto-Retrato à la Füssli - Ana Hatherly 73
PosiçãoMargem superior
TipoDoação
DataAbril de 1991
Ana Hatherly: dessins, collages et papiers peints
Paris, 2005
ISBN:972-635-170-7
Catálogo de exposição
Auto-Retratos da Colecção
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999
ISBN:972-635-117-0
Catálogo de exposição
Auto-Retratos da Colecção
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
12 de Fevereiro de 1999 a 6 de Junho de 1999
Galeria de Exposições Temporárias
Exposição comissariada por Jorge Molder e Maria José Moniz Pereira.
Ana Hatherly: dessins, collages et papiers peints
Centre Culturel Calouste Gulbenkian
Curadoria: Ana Vasconcelos e Melo
6 de Outubro de 2005 a 15 de Dezembro de 2005
Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris
Exposição de trabalhos de pequeno formato de Ana Hatherly, comissariada por Ana Vasconcelos.
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.