• 1920
  • Bronze
  • Inv. 82E439

Diogo de Macedo

L’ Adieu (O Adeus)

L’Adieu (1920), do ano em que o escultor português Diogo de Macedo voltou para Paris, é geralmente considerado pela historiografia o exemplo mais moderno da sua obra. A peculiar figuração da pose e da indumentária, exaltando a anatomia das figuras, e a emotividade e interioridade da cena que protagonizam, modernizaram certos códigos naturalistas ainda dominantes, exemplo maior da via expressionista de renovação da escultura portuguesa, com ecos evidentes de Bourdelle e de Rodin. L’Adieu retira os motivos formais (como Canto da Maya) de uma certa ideia moderna da escultura grega arcaica – do idealismo do corpo nu à decoração floral na cabeça, – e acentua as tensões para obter o máximo de expressividade nos gestos das figuras e deixar exposta a liberdade dos gestos com que os modelou, com grande efeito táctil.

 

Apesar da intenção metafórica da cena – intitulada L’Adieu ou, L’Adieu ou Le Pardon –, não procura ilustrar a ideia abstrata ou universal, no formato convencional do ícone simbolista. Pelo contrário, em estratégia neorromântica, exprime e sugere a intimidade mais pessoal e intransmissível. O gesto protetor da figura masculina, amparando a figura feminina que o envolve com os braços (que, apesar de cortados, convidam o observador a reconstituir a cena familiar), e, com os olhos fechados e o pescoço esticado, um contra o outro, estão desligados do mundo exterior ao qual se mostram, vibrando de dor e afeto, como desafiando a matéria estanque do bronze. A aceitação da pioneira obra expressionista pela crítica e pelo público foi imediata: copiada em vários modelos de gesso, e circulada em fotografias pelas revistas dessa geração artística marcada por exílios e perdas,* foi-lhe então assegurado o lugar de obra-prima que mantém ainda hoje na história da arte modernista em Portugal.

Afonso Ramos

Março de 2013

 

 

* A imagem encontra-se reproduzida, por exemplo, em Contemporânea, vol. I, nº 1, Abril 1922, ou em Ilustração Portuguesa, Segunda Série, Primeiro Semestre de 1922.

 

TipoValorUnidadesParte
Altura47cm
Largura56,5cm
Profundidade42cm
Tipo assinatura
TextoDiogo de Macedo
Tipo data
TextoXX
Tipo lugar
TextoParis
Data1982
Atualização em 23 janeiro 2015

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