Epistemologias do solo: a terra, o jardim e o território de um novo devir

Ecologias Imateriais. Encontros para reconectar a terra e o corpo.

Slider de Eventos

Reunindo uma diversidade de abordagens à terra, às plantas e ao território, esta conversa incide sobre as complexas interações entre os seres humanos e vegetais, em particular na óptica da agricultura e da jardinagem, enquanto formas de transformação social e espacial.


Língua Gestual Portuguesa
Interpretação assegurada pela Hands Voice


TRANSMISSÃO


Programa

17:00 / Abertura

Alejandro Alonso Díaz – curador (Espanha)
Rita Fabiana – curadora (Portugal)

17:15 / Apresentações dos oradores e conversa

Emanuele Coccia – filósofo (Itália)
Filipa de Castro Guerreiro – arquiteta (Portugal)
Vladimir Djurovic – arquiteto paisagista (Líbano)
Paula Côrte-Real – arquiteta paisagista (Portugal)

Moderação:
Alejandro Alonso Díaz – curador (Espanha)
Rita Fabiana – curadora (Portugal)

18:45 / Perguntas e respostas


BIOGRAFIAS

Emanuele Coccia é filósofo, conferencista na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris, desde 2011. Depois de estudar em Florença, onde concluiu o seu doutoramento, em 2005, foi convidado para o cargo de professor investigador pelas universidades de Tóquio (2009), Buenos Aires (2010), Düsseldorf (2013-2014), Columbia (2015-2016) e Harvard (2022).

Coccia é o autor dos livros A Vida Sensível (2010) e A Vida das Plantas — Uma Metafísica da Mistura seguido de Ser o mundo (Documenta, 2019). Em 2019, trabalhou para a exposição Nous les Arbres, apresentada na Fundação Cartier para Arte Contemporânea em Paris. Realizou vídeos de animação como Quercus (2019, com Formafantasma), Heaven in Matter (2021, com Faye Formisano) e The Portal of Mysteries (2022, com Dotdotdot). Atualmente, Emanuele Coccia encontra-se a escrever um livro a quatro mãos sobre a relação entre a moda e a filosofia com o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele.

Filipa de Castro Guerreiro (Viana do Castelo, 1976) é Arquitecta, Professora Auxiliar e investigadora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Fundou o Atelier da Bouça com Tiago Correia, com quem partilha a prática de arquitectura. Dos seus projectos destacam a ampliação da EPRAMI Paredes de Coura (Prémio Categoria Jovem Arquitecto, Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 04/05), o Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico (finalista dos Prémios FAD 2008 e nomeado para o Mies van der Rohe Award 2009) e 2 casas na Bouça das Cardosas (nomeado para o Mies van der Rohe Award 2015).

A sua tese de doutoramento foi recentemente publicada pela Dafne Editora sob o título 'Colónias Agrícolas'. Integrou o Projecto de investigação 'Habitação: 100 anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918 | 2018' do IHRU; foi coordenadora, em Portugal, do estudo internacional 'Cidades Emergentes', é membro do projecto PORTofCALL ‘Encontros entre África, Ásia e Europa: Património Cultural e Portos de Escala no Oceano Índico durante a Época Primo-Moderna’

Lecciona actualmente Projecto I no Mestrado integrado em Arquitectura e Projecto Tese no Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.

Membro do Conselho executivo da FAUP. Integrou o conselho directivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos entre 2005 e 2010, contexto em que co-comissariou diversos ciclos de conferências e exposições. 

De ascendência montenegrina, Vladimir Djurovic nasceu no Líbano, em 1967, tendo realizado os seus estudos no estrangeiro. Licenciou-se em Horticultura pela Universidade de Reading, em Inglaterra, e realizou um mestrado em Arquitetura Paisagista na Escola de Design Ambiental da Universidade da Geórgia, nos EUA. Depois de vários anos a trabalhar nos EUA, regressou ao Líbano em 1995 para estabelecer o seu próprio gabinete de arquitetura paisagística. O Vladimir Djurovic Landscape Architecture empenhou-se desde logo na criação de paisagens que destacam a singularidade dos ambientes através de gestos simples que dão protagonismo à natureza. Há mais de 25 anos que trabalha em estreita colaboração com um grupo seleto de clientes e arquitetos, tendo desenvolvido um notável corpo de trabalho em todo o mundo. Mais recentemente, tem vindo a concentrar-se em projetos que abordam as urgentes questões ambientais e sociais da atualidade, realizando projetos que se associam com a natureza e preparam o caminho para as muito necessárias alterações na forma como nos relacionamos com ela. Galardoado com vários prémios internacionais, Djurovic tem sido orador em inúmeras palestras em todo o mundo.

Paula Côrte-Real é coordenadora do Programa Educativo do Jardim Gulbenkian, um programa dirigido a todas as idades e públicos, especialmente focado na cultura paisagística e no edifício e jardim da Fundação Calouste Gulbenkian – o primeiro monumento nacional do movimento modernista em Portugal.

Enquanto arquiteta paisagista, Paula é também responsável pela manutenção do Jardim Gulbenkian e dirige um estúdio de arquitetura paisagista, coordenando diversos projetos paisagísticos e de gestão de recursos terrestres, bem como estudos ambientais e paisagísticos.

Alejandro Alonso Díaz é curador e escritor. A sua prática examina os encontros metabólicos entre as estruturas do conhecimento naturais, sociais e poéticas. O seu trabalho tem como objetivo desdobrar-se sob a forma de uma epistemologia íntima, contínua e emaranhada em noções de ecologia, amor e resiliência, muitas vezes baseada numa investigação das potenciais formas de existência e alteridade radical.

Foi curador e contribuiu para diversos projetos, incluindo na FUTURA (Praga), Serpentine Galleries (Londres), Fundación Botín (Santander), CAAC (Vílnius) e documenta quinze. Os seus textos têm vindo a ser apresentados em publicações como Frieze Magazine, Mousse, Terremoto, bem como em várias outras publicações internacionais, catálogos de exposições e monografias. Presentemente, é coeditor (com a INLAND) do livro Microbiopolitics of Milk (Sternberg Press, 2022).

Díaz é diretor da fluent, uma organização dedicada à arte contemporânea que produz e apresenta ciclos de exposições, textos e programas públicos.

Mestre em História da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pós-graduada em Estudos Curatoriais pela FBAUL, fez também formação complementar em Conservação de Fotografia e Preservação de Espécies Fotográficas, e em Conservação Preventiva – Ambiente nos Museus.

Entre 1988 e 1989, realizou escavações arqueológicas no Teatro Romano de Lisboa, sob a orientação do professor Dias Diogo. De 1995 a 1999, trabalhou no Arquivo de Arte (Coleções de Fotografia Portuguesa) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), na equipa de Investigação, responsável pelo estudo, inventariação e curadoria dos acervos fotográficos.

Entre 2000 e 2010, trabalhou no Serviço de Belas-Artes da FCG, onde coordenou o Setor de Artes Plásticas e Exposições (apoios e subsídios), fez curadoria e coordenação de exposições, coordenação de projetos de investigação, projetos editoriais e projetos de edição digital. Organizou e participou em júris internacionais (residências artísticas internacionais).

Em 2010, integrou a equipa do Centro de Arte Moderna da FCG, como curadora de exposições e responsável de Coleção (escultura e instalação), colaborando ainda na área distributiva, no campo das artes visuais (pareceres, júris e programa de visitas de curadores internacionais). Como curadora responsável pelo acervo de escultura e instalação da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, tem participado em várias exposições da Coleção. A este título, tem investigado e reativado um conjunto de instalações históricas de artistas como Ana Vieira, Alberto Carneiro e António Ole. Tem sido responsável, regularmente desde 2006, pela curadoria de exposições de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros, como Leonor Antunes e Gabriela Albergaria, Ricardo Jacinto, Vítor Pomar, André Guedes, A Kills B, Ana Jotta e Ricardo Valentim, Tamás Kaszás, Emily Wardill, Yto Barrada, Irineu Destourelles e Manon de Boer (esta última com Susana Gomes da Silva), entre outros. Foi curadora de uma exposição antológica de desenho de Jorge Martins (2008) e das primeiras retrospetivas dedicadas aos artistas José Escada e Túlia Saldanha (esta com Liliana Coutinho) e cocuradora da retrospetiva dedicada a António Ole (com Isabel Carlos).

Desde março de 2016, é coordenadora de programação do Museu Calouste Gulbenkian.

Tem textos em catálogos e artigos em revistas, como a Contemporânea e a OEI (# 80-81, 2018), esta última dedicada a Ernesto de Sousa e às vanguardas em Portugal. Mais recentemente, participou na mesa-redonda «Colaboração nas Artes em Portugal», no âmbito da conferência «Campos de Colaboração nas Práticas Artísticas Contemporâneas» (ICNOVA, IHA, IFILNOVA e Culturgest, 2019). Em colaboração com as associações feministas afrodescendentes e da diáspora africana Djass, Femafro, Inmune e Padema, e com Marta Lança e Filipa Vicente, programou e organizou o encontro internacional «Where I (We) Stand», para debater a descolonização, não só da História, dos corpos e das narrativas, mas igualmente da própria estrutura do museu, enquanto lugar de representação e produtor de conhecimento (CM-MCG, 2019).

Lecionou um seminário de curadoria e produção de exposições no mestrado de Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2014-2017), e participou, enquanto avaliadora externa, no MFA da Malmö Art Academy (2018).


ECOLOGIAS IMATERIAIS

«Ecologia Imateriais» é uma programação que inclui conversas, concertos, performances, sessões de poesia e outras práticas artísticas em torno de reflexões sobre as dimensões imateriais e espirituais da ecologia.

Saber mais

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.