«Nenhuma cultura pode viver se tentar ser exclusiva.»
— Ghandi
Quais os desafios e soluções para a acessibilidade ao património cultural? O acesso ao património e à cultura é um direito fundamental de todas as pessoas, independentemente da identidade ou oportunidade. Na Europa, muitos museus estão preocupados em desenvolver questões relacionadas com a acessibilidade, a fim de permitirem o acesso às coleções por pessoas com necessidades especiais. Os museus e fundações privadas já definiram a acessibilidade como uma das suas prioridades programáticas, enquanto meio para transmitir a herança cultural, chegando a todos.
O acesso às coleções por pessoas com deficiências sensoriais ou de aprendizagem continua a ser um grande desafio, no entanto muitas soluções inovadoras foram desenvolvidas e postas em prática − estas podem ser usadas para inspirar boas práticas e como forma de ampliar o seu desenvolvimento.
Com este curso, pretende-se partilhar práticas e metodologias desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela equipa da Fundação Calouste Gulbenkian no trabalho com públicos com necessidades educativas específicas.
FICHA TÉCNICA
Conceção e orientação
Margarida Rodrigues João
Margarida Vieira
INFO ADICIONAIS