Educação equitativa
Práticas pedagógicas na abordagem da cidadania e desenvolvimento para um currículo de justiça social
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 2 Fundação Calouste GulbenkianPreço
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
Este curso, fruto de uma colaboração entre o serviço educativo do CAM e a Associação Passa Sabi, tem como objetivo reforçar o trabalho dos professores com ferramentas para a criação de um contexto escolar e comunitário mais equitativo, no sentido de uma escola verdadeiramente inclusiva. A crença de que a escola e os contextos de educação devem ser equitativos, satisfazendo as diferentes necessidades de cada aluno/jovem, é já algo amplamente unânime e aceite pelos profissionais da educação e pela sociedade em geral.
No entanto, com todos os desafios inerentes ao dia-a-dia, muitas vezes é difícil passar da teoria à prática. Esta formação, que tem por base o curso «Becoming a more equitable educator», do reputado MIT Education Systems Lab, pretende contribuir para criar um espaço de reflexão conjunto entre professores, técnicos, profissionais e alunos, a fim de pensar em novas formas de trazer a equidade e a inclusão para a sala de aula.
A metodologia passa pela aprendizagem e experimentação prática dos seguintes conceitos:
Assim, através da formação nesta metodologia do maior número possível de participantes de diferentes contextos, pretendemos que todas as crianças e jovens possam ter oportunidades de ensino que lhes permitam atingir o seu máximo potencial.
FICHA TÉCNICA
Conceção e orientação
Associação Passa Sabi