Pós-graduação para estudantes dos PALOP e de Timor-Leste

As bolsas de pós-graduação destinam-se a apoiar anualmente a formação académica em Portugal de nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste, que exerçam atividade profissional nesses países e que pretendam prosseguir, atualizar e especializar os seus conhecimentos.

Candidatura

Destinado a nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste que queiram completar cursos de pós-graduação, mestrados ou doutoramentos em Portugal.

Condições de Elegibilidade

  • Estudantes licenciados nacionais dos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e de Timor-Leste.

  • São consideradas candidaturas a cursos de pós-graduação não conferente de grau, mestrados ou doutoramentos. Não são consideradas candidaturas para mestrado integrado ou com licenciatura incompleta à data do concurso.

  • São aceites candidaturas nas seguintes áreas: ciências exatas, em particular da matemática; ciências da saúde, em particular com um foco clínico; tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação; sustentabilidade, em particular a economia circular, a adaptação às alterações climáticas e a formulação de políticas públicas ambientais.

  • A idade limite para a apresentação da candidatura é de 45 anos.

 

Condições da Bolsa

  • Bolsa de cursos de pós-graduação não conferente de grau: atribuição de uma bolsa pelo período de duração estipulada no plano de estudos, com uma duração máxima de 10 meses.

  • Bolsa de mestrado: atribuição de uma bolsa por doze meses, para frequência do 1º ano curricular em Portugal, a que se segue, caso o bolseiro esteja em condições de renovação, uma bolsa pelo período de duração estipulada no plano de estudos. A duração total máxima da bolsa será de 24 meses.

  • Bolsa de doutoramento: atribuição de uma bolsa por doze meses, para a frequência do 1º ano curricular em Portugal, a que se segue, caso o bolseiro esteja em condições de renovação, uma bolsa anual durante os três anos subsequentes. A duração total máxima da bolsa será de 4 anos. Após o ano curricular, a bolsa contempla a possibilidade de o bolseiro poder passar até 3 meses em Portugal e o restante período no país de origem, em cada ano letivo subsequente.

 

Valores de bolsa

As bolsas incluem

  • Mensalidade para o período de estudos em Portugal;
  • Comparticipação anual para inscrição, matrícula ou propinas;
  • Apoio único de instalação, para os candidatos que se instalam pela primeira vez em Portugal;
  • Apoio de viagem, de acordo com a nacionalidade;
  • Seguro de acidentes pessoais.

No caso específico de bolsas de doutoramento, a bolsa inclui um valor para custos de publicação de artigos; apresentação de trabalhos em reuniões científicas; contratação de serviços específicos de assessoria estatística e de tradução; materiais e software potenciadores da qualidade da investigação; e serviço de ligação à internet. Estas despesas devem ser previamente aprovadas pelo Serviço de Bolsas e serão reembolsadas mediante apresentação de documentos justificativos de despesa.

Consulte a informação completa no Regulamento.

 

Como concorrer

  • A candidatura é feita através da submissão de um formulário online.
  • Antes de iniciar o preenchimento do formulário de candidatura, leia atentamente o Regulamento.
  • Para aceder ao formulário de candidatura é necessário registar-se no website; se já está registado, faça login
  • Preencha todos os campos obrigatórios para submeter a candidatura, incluindo o carregamento da documentação exigida no Regulamento (Ponto 3).
  • Evite submeter a sua candidatura nos últimos dias do prazo para prevenir possíveis dificuldades.

 

Contactos

E-mail: [email protected]

Tel: +351217823334

Documentos


Programa de Enriquecimento

Mentores

Atribuímos um mentor da Rede de Bolseiros a cada um dos candidatos apoiados, para além de sessões de networking com novos e antigos bolseiros Gulbenkian.

Interdisciplinaridade

Promovemos a troca de experiências entre bolseiros para que possam expandir os seus interesses através de workshops e conferências com pessoas de diferentes áreas e gerações.

Competências Transversais

Os bolseiros têm a oportunidade de explorar objetivos vocacionais, planos de carreira e outras competências, tais como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico.

Vídeos

Bolseiros dos PALOP e de Timor-Leste, edição de 2020