Novos Talentos Científicos

As Bolsas Novos Talentos Científicos apoiam anualmente a vocação, a capacidade de investigação e a inovação científica de estudantes em instituições de ensino superior portuguesas.

Em 2021, são apoiadas as seguintes áreas: Física, Inteligência Artificial, Matemática, Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Quânticas.

FísicaAberta

Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de física e engenharia física.

Inteligência ArtificialAberta

Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de engenharia informática, informática, ciências da computação, matemáticas aplicadas ou cursos afins.

MatemáticaAberta

Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição num dos três primeiros anos de licenciatura de um curso com uma forte componente em matemática.

Sustentabilidade AmbientalAberta

Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de ciências naturais, ciências sociais e engenharias.

Tecnologias QuânticasAberta

Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição num dos 4 primeiros anos de licenciatura ou de mestrado integrado, ou no 1º ano de mestrado, em qualquer curso universitário de física, matemática, ciências ou engenharia, com forte componente em física e/ou matemática e/ou ciências da informação.

Documentos


As bolsas apoiam o prosseguimento dos estudos e atividades consideradas relevantes para o desenvolvimento do talento do bolseiro.

 

Condições de Elegibilidade

  • Nacionalidade portuguesa ou estrangeira com residência em Portugal.
  • Frequência e inscrição para a obtenção do respetivo grau em instituições de ensino superior portuguesas.
  • Consulte o Regulamento para conhecer as condições de elegibilidade específicas para cada uma das áreas apoiadas.

 

Condições da bolsa

A bolsa, que pode ser cumulável com a bolsa de ação social, é constituída por duas componentes:

  • Bolsa de estudo no valor total de 2 500 €, atribuída durante um período correspondente a 10 meses. Esta bolsa apoia o prosseguimento de estudos, nomeadamente o pagamento de propinas e materiais de apoio à investigação, assim como constitui um reconhecimento e estímulo, contribuindo para a responsabilização do bolseiro no seu trabalho de estudo e investigação.
  • Apoio adicional, até 1 500 €, atribuído mediante proposta ou validação da respetiva comissão científica e da Fundação Calouste Gulbenkian, para atividades consideradas relevantes na promoção do desenvolvimento do talento do bolseiro (como sejam cursos de formação avançada de curta duração; participação em conferências e escolas de verão).

 

Como concorrer

  • A candidatura é feita através da submissão de um formulário online, em português.
  • Antes de submeter o formulário de candidatura, consulte o Regulamento (disponível na zona de documentos) e verifique todos os critérios de elegibilidade.
  • Para aceder ao formulário de candidatura é necessário primeiro registar-se no website.
  • Preencha todos os campos obrigatórios para submeter a candidatura, incluindo o carregamento da documentação exigida no Regulamento.
  • Evite submeter a sua candidatura nos últimos dias do prazo para prevenir possíveis dificuldades.

 

Contactos

E-mail: [email protected]

Tel: (+351) 21 782 3365


Programa de ENRIQUECIMENTO

Mentores

Atribuímos um mentor da Rede de Bolseiros a cada um dos candidatos apoiados, além de sessões de networking com novos e antigos bolseiros Gulbenkian.

Interdisciplinaridade

Promovemos a troca de experiências entre bolseiros para que possam expandir os seus interesses através de workshops e conferências com pessoas de diferentes áreas e gerações.

Competências Transversais

Os bolseiros têm a oportunidade de explorar objetivos vocacionais, planos de carreira e outras competências, tais como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico.

Vídeos

Bolseiros Novos Talentos Científicos, Edição 2020