Estágio em curadoria de exposições para curadores dos PALOP
Bolsas para um estágio presencial de quatro meses no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em 2025
CandidaturaAberta
Documentos
O objetivo destes estágios é contribuir para a capacitação e desenvolvimento de competências de profissionais dos PALOP, promovendo a reflexão e a prática curatorial no campo das artes visuais contemporâneas e proporcionar uma experiência prática em curadoria, permitindo o acompanhamento de todas as etapas envolvidas na conceção e organização de exposições, bem como de atividades educativas. Esta iniciativa permite ainda o fomento da internacionalização dos curadores dos PALOP, integrando-os num ambiente institucional de referência como o Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian.
Condições de Elegibilidade
Podem candidatar-se ao presente Concurso profissionais que preencham cumulativamente as seguintes condições:
- Serem nacionais e residentes em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe.
- Terem entre 25 e 40 anos de idade.
- Possuírem experiência ou apetência pela pesquisa e prática curatorial no campo das artes visuais contemporâneas, em áreas como artes visuais, história de arte, estudos culturais, teorias das artes, museologia ou produção e gestão cultural.
- Os candidatos com dupla nacionalidade deverão candidatar-se com a nacionalidade do país de residência. A nacionalidade indicada deverá ser a mesma utilizada noutras candidaturas aos apoios da Fundação Calouste Gulbenkian.
- Será dada preferência aos candidatos que tenham concluído a I ou II edição do curso de curadoria de exposições, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Como concorrer
As candidaturas devem ser obrigatoriamente submetidas através do formulário online, conforme regulamento em anexo.
Email: [email protected]