Paulo Pena

Bolsa Gulbenkian de Investigação Jornalística 2019

 

“Investigar a Europa” é um projeto de investigação que envolve uma equipa internacional de jornalistas, de oito países europeus.

Os trabalhos publicados ao abrigo das Bolsas de Investigação Jornalística da Fundação Gulbenkian, serão publicados, em Portugal, no Diário de Notícias, mas também em meios de comunicação dos países que fazem parte do consórcio Investigate Europe.

 

Menores migrantes detidos na Europa contra regras internacionais

Há 260 “campos de detenção” na União Europeia, que privam menores migrantes da liberdade que os acordos internacionais garantem ser intocável. De Lisboa à ilha de Lesbos, na Grécia, uma reportagem mostra como a política europeia não é assim tão diferente das medidas de Trump.

Diário de Notícias, 11 jan 2020

 

Download PDF (2.5 MB)

O estranho veto à lei contra a evasão fiscal pelas multinacionais

Há uma maioria, mas a lei não vai sequer a votos. Ou pior: há uma maioria, mas um ministro alemão consegue convencer o seu colega croata a votar de outra forma. É assim que o Conselho delibera

Público, 26 out 2020

 

Download PDF (385 KB)

Diário de um pesadelo

Um caderno encontrado nas cinzas do campo de refugiados de Moria, Grécia, mostra os horrores que os menores não acompanhados ali sofreram. É um relato sobre o fracasso da Europa em proteger o grupo mais vulnerável de requerentes de asilo. Desde o incêndio de Setembro, a situação dos migrantes menores em Lesbos só se agravou.

Público, 22 nov 2020

 

Download PDF (1.8 MB)

Bolsas de Investigação Jornalística

Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.

Saber mais