Leitura

Horários

Inverno (16 de setembro a 14 de julho): Segunda a sexta, das 9:30 às 19:00
Verão (15 de julho a 15 de setembro): Segunda a sexta, das 9:30 às 17:30

 

Sala de Leitura (piso 0)

Destina-se à leitura de obras impressas e dispõe de 86 lugares sentados. Uma coleção de referência e um conjunto de fascículos recentes de publicações periódicas estão em livre acesso, estando ainda instaladas nesta sala equipamentos de fotocópia e digitalização, em regime de autosserviço. A Sala de Leitura dispõe também de acesso sem fios (wireless) à Internet.

A requisição presencial de obras para a leitura termina às 17:00 e a consulta pode decorrer até 15 minutos antes do encerramento. Está disponível um Serviço de Requisição Antecipada que permite requisitar, com uma antecedência de 24h, obras do fundo geral para serem consultadas no período entre as 17:00 e as 19:00.

O Serviço de Requisição Antecipada está acessível a todos os leitores que possuam cartão de leitor atualizado, um endereço de correio eletrónico válido e que não possam fazer as requisições presencialmente no período anterior às 17:00 do dia em que pretendem realizar a consulta.

As obras solicitadas através deste serviço só poderão ser levantadas no balcão da Sala de Leitura a partir das 17:00.

Cada utilizador pode requisitar um máximo de 3 obras de cada vez, não existindo um número limite diário de consulta de documentos.

As máquinas de fotocópias disponíveis em regime de autosserviço são desligadas às 18:45 (17:15 no horário de Verão).

Para utilizar o Serviço de Requisição Antecipada é necessário: consultar o regulamento e em seguida preencher o formulário Requisição Antecipada de Obras.