Ciclo Conversas na Biblioteca 

Curadoria  I  Sofia Nunes 

abril – julho  |  17h30-18h30   |   átrio    |   entrada livre 

 

Este ciclo consiste num programa de conversas sobre textos fundamentais para o entendimento da arte dos séculos XX e XXI, organizado a partir do catálogo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Assumindo o ensaio ou o artigo como fontes privilegiadas para o debate de ideias, esta iniciativa procura analisar as grandes teses de autores contemporâneos que têm marcado a receção crítica das vanguardas modernistas até à produção artística atual, promovendo a criação de espaços de discussão pública que envolvam a comunidade de leitores da Biblioteca e todos os interessados.  

Cada conversa será orientada por um especialista convidado que, tomando como ponto de partida um texto, apresentará ao público as suas questões, que serão discutidas em conjunto numa perspetiva que se deseja participativa e onde o sentido especulativo possa ter lugar.  

 

17 abril  

 Giulia Lamoni (professora e membro do IHA-FCHS) comenta  

«Screening the Seventies: Sexuality and Representation in Feminist Practice – a Brechtian Perspective». In Vision and Difference: Feminism, Femininity and the Histories of Art / Griselda Pollock   
 

 15 maio 

Fernando José Pereira (artista e professor na FBAUP) comenta  

 «Grids». In The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths / Rosalind Krauss 

 

5 junho 

Ângela Ferreira (artista e professora na FBAUL) comenta  

«From Faktura to Factography». In Formalism and Historicity / Benjamin Buchloch  

 
3 julho 

Margarida Brito Alves (professora e membro do IHA-FCSH) comenta 

«Other Criteria». In Other Criteria Leo Steinberg