Fundo geral

Reúne as secções temáticas em permanente atualização, através da aquisição regular de obras nacionais e estrangeiras, orientando-se prioritariamente para as áreas da história da arte, artes visuais, design e arquitetura. Atualmente, compreende mais de 190.000 volumes de monografias, onde se inclui um importante núcleo de catálogos de exposições e uma coleção ativa de cerca de 190 títulos de publicações periódicas.

Faz parte também do Fundo Geral um conjunto de documentos multimédia constituído quer por documentários produzidos no circuito comercial sobre artistas e movimentos artísticos estrangeiros, como por documentários produzidos pela Fundação Calouste Gulbenkian e outras entidades nacionais sobre arte e artistas em Portugal.

Acessíveis para consulta a partir da rede interna da Biblioteca de Arte, no Espaço Multimédia, encontram-se as seguintes Bases de dados bio-bibliográficas:

  • Wilson Art Abstracts
  • Artbibliographies Modern
  • Bibliography of the History of Art
  • Arte na imprensa portuguesa

Catálogos de Exposições

Núcleo importante, em permanente atualização, composto por catálogos de exposições realizadas em museus e galerias nacionais e internacionais, com um âmbito cronológico que abrange desde o final do século XIX até à atualidade. Incluem-se não só catálogos que estão disponíveis no circuito comercial, como os que são editados pelas próprias galerias que promovem as exposições e que, muitas vezes, têm uma circulação restrita. A Biblioteca de Arte tem vindo a disponibilizar em formato digital um conjunto de catálogos de exposições realizadas em galerias e instituições nacionais que entretanto já cessaram a sua atividade.

Coleção de publicações periódicas

Coleção de publicações periódicas composta por cerca de 2.000 títulos, dos quais se encontram em assinatura corrente cerca de 190 de jornais e revistas, portugueses e estrangeiros. Uma lista selecionada de periódicos de arte correntes está disponível na página inicial do Catálogo, assim como a versão digitalizada das capas e sumários de cada número recebido desde o início de 2001. Entre as publicações periódicas disponíveis é possível pesquisar referências bibliográficas de artigos selecionados de cerca de 50 títulos. Esta pesquisa deve ser complementada com a consulta da base de dados Wilson Art Abstracts.