Maquetes do Arquivo Álvaro Siza

A Biblioteca de Arte e Arquivos tem, no seu acervo, documentação relativa a 38 projetos de arquitetura do arquiteto Álvaro Siza.

 

Peças desenhadas e escritas, fotografias, documentação administrativa e 54 maquetas. Esta documentação tem sido alvo de ações de inventariação, de reprodução digital e de preservação.

As 54 maquetas são modelos não finais, ferramentas de trabalho feitas em materiais simples como cartolina, cartão, espuma de poliuretano revestido e esferovite. Apresentavam-se desgastadas, com sujidades, resíduos de adesivo e deformações físicas.

Foi desenvolvido um plano para a sua conservação que teve como objetivo a higienização, o restabelecimento da integridade estrutural e o seu acondicionamento em segurança.

 

Para lá do que se vê

Conservação das maquetes do Arquivo Álvaro Siza

As maquetas do Arquivo Álvaro Siza são muito diferentes entre si. O uso que tiveram durante a sua vida ativa de atelier e os materiais que as constituem ditaram o estado de conservação de cada uma. Para minimizar os efeitos do uso e do desgaste dos materiais foi projetada uma intervenção de conservação cujas principais ações podemos ver neste vídeo.

 


Conservação e restauro

A preservação do acervo da Biblioteca de Arte e Arquivos representa um desafio quotidiano que se traduz na realização de diversas ações de conservação e restauro.

Saiba mais