Arte na web

Instituições

Avery Architectural and Fine Arts Library

www.columbia.edu/cu/lweb/indiv/avery

Esta é uma das mais importantes bibliotecas de arquitetura dos Estados Unidos. No seu fundo documental constam mais de 250.000 volumes e 1.500 títulos de publicações periódicas, pesquisáveis através do CLIO
(Columbia Libraries Online Catalogue).


Dutch University Institute for Art History (Florença, It.)

www.codart.nl/291/institutions/details/?institution_id=596

Através da página da biblioteca, é possível aceder-se ao IRIS - catálogo em linha de uma conjunto de bibliotecas especializadas em história da arte situadas em Florença, que contém cerca de 200.000 registos bibliográficos de monografias, publicações periódicas, manuscritos e material não livro.


Frick Art Reference Library (NY)

www.frick.org/library/

Fundada em 1920, esta biblioteca funciona no mesmo edifício que alberga a coleção de arte reunida pela família Frick no final do século 19. O seu fundo documental é constituído por cerca de 275.000 volumes e cerca de 900.000 fotografias de obras de arte. Tem o catálogo acessível para pesquisa na Internet.


Getty Research Institute for the History of Art and the Humanities

www.getty.edu/research/index.html

Deste Instituto vocacionado para a investigação nas áreas da arte, história e património faz parte uma biblioteca com cerca de 800.000 volumes - catálogos de leilões, publicações periódicas - e 3.000 registos bibliográficos relativos a espécies fotográficas, pesquisáveis através do catálogo em linha.


International Center for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM) - OnLine Library Catalogue

http://library.iccrom.org

Acesso ao catálogo da biblioteca do ICCROM, cujo fundo documental tem cerca de 66.000 volumes de monografias e 750 publicações periódicas, na área da preservação e restauro do património cultural.


Smithsonian Institution Research Information Resources

www.siris.si.edu

Página através da qual se acede a um conjunto recursos informativos disponibilizados pela Smithsonian Institution: o catálogo em linha das suas diversas bibliotecas, que contém cerca de 1.500.000 referências bibliográficas de livros, manuscritos, periódicos, catálogos de exposições...; o catálogo dos seus arquivos fotográficos, sonoros, cinematográficos e espólios particulares, que contém cerca de 230.000 referências, assim como as bases de dados do Smithsonian American Art Museum.


The Museum of Modern Art Library, Archives and Study Centers: DADABASE

http://library.moma.org

Catálogo em linha da biblioteca do MoMa de Nova Iorque. Esta biblioteca possui um dos melhores fundos documentais sobre arte moderna e contemporânea: cerca de 300.000 livros e catálogos de exposições, cerca de 300 títulos de publicações periódicas em assinatura corrente e 40.000 ficheiros com informação diversa sobre artistas.


National Art Library

www.vam.ac.uk/nal/

Acesso ao catálogo da maior biblioteca de arte do Reino Unido e uma das maiores a nível mundial, integrada no Victoria & Albert Museum.


The European Library

www.theeuropeanlibrary.org/tel4/

A Biblioteca Europeia é uma organização com fins não lucrativos que disponibiliza a possibilidade de pesquisar em simultâneo nos catálogos de 23 bibliotecas nacionais de países europeus, como a Espanha, a França, Portugal e a Inglaterra. Acessível em inglês, francês e alemão.


Institut Nacional d’Histoire de l’Art (INHA) : Bibliothèque (França)

http://bibliotheque.inha.fr/iguana/www.main.cls?surl=bibliotheque-inha

Este catálogo em linha permite aceder não só aos fundos documentais da Biblioteca do INHA (onde se destaca o fundo Jacques Doucet, com cerca de 808.000 documentos) como também aos da Biblioteca Central dos Museus Nacionais e da biblioteca da Escola Superior de Belas-Artes. No total são cerca de 600.000 registos bibliográficos que incluem livro antigo, catálogos de leilões e de exposições, publicações periódicas, dissertações e recursos eletrónicos. Páginas acessíveis apenas em francês.

24 Hour Museum: The National Virtual Museum

http://www.24hoursmuseum.com

Trata-se dum portal que dá acesso a mais de 2.500 páginas na Internet de museus, galerias de arte e sítios com interesse patrimonial, no Reino Unido.


Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna

https://gulbenkian.pt/museu/colecao-moderna/

Fundado em 1983, possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa e tem como missão a sua divulgação e estudo. Nesta coleção estão representados artistas do início do século XX, como Amadeo de Sousa Cardoso e Almada Negreiros, assim como outros mais recentes como Julião Sarmento, Cabrita Reis e Rui Chafes. Fazem ainda parte da coleção um núcleo de obras de artistas britânicos e um núcleo de obras de artistas arménios, destacando-se o nome de Arshile Gorky. Através da página contém informação sobre as atividades do CAMJAP: exposições, serviço educativo, publicações, etc.


Centre Georges Pompidou: Musée National d’Art Moderne (Paris)

www.centrepompidou.fr

Na Europa, este museu possui a maior coleção de arte moderna. Através da sua página Web é possível visitar virtualmente a sua coleção permanente, com cerca de 50.000 peças de arte, conhecer as suas atividades culturais – exposições, conferências, concertos, etc. – assim como aceder a um conjunto de outros recursos de informação em linha. Acessível em inglês e espanhol.


Design Museum (Londres)

www.designmuseum.org

Página do Museu de Design, de Londres, através da qual é possível visitar virtualmente as suas coleções assim como aceder a uma base de dados de designers contemporâneos internacionais.


DIA Center for the Arts, NY

https://www.diaart.org

O DIA é um centro criado nos anos 70 com o objetivo de promover e apoiar a criação artística contemporânea. Está localizado em Nova York e no seu museu pode ser admirada uma coleção de obras dos principais artistas contemporâneos. Através desta página é possível aceder a projetos artísticos criados especialmente para a Web.


Fine Arts Museum of San Francisco

www.famsf.org

Este museu possui uma das maiores coleções de arte nos Estados Unidos. Cerca de 82.000 peças das suas coleções podem ser visualizadas através da pesquisa numa base de imagens, acessível na página Web do Museu. Apenas em inglês.


Metropolitan Museum of Art, NY

www.metmuseum.org

O MET tem uma das maiores coleções de obras de arte do mundo que podem visitar-se, virtualmente, assim como conhecer as exposições em exibição e aceder a outro tipo de recursos informativos e de caráter educacional.


Musée du Louvre

www.louvre.fr

É um dos maiores museus do mundo, onde estão expostas algumas das obras de arte mais internacionalmente reproduzidas. Através da sua página Web é possível realizar uma visita virtual às coleções, conhecer a história do edifício e ficar a par das suas atividades culturais.

 

Artes Visuais

The WWW of Archaeology

www.archaeology.org

Acesso a um conjunto de recursos informativos disponíveis na Web, a partir da página da revista Archaeology, órgão oficial do Archaeological Institute of America. É possível igualmente aceder-se aos sumários e resumos dos artigos dos últimos números da revista.


EuroPreArt - European Prehistoric Art: Past Signs and Present Memories

http://europreart.net

Esta é a página oficial do projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Educação e Cultura da União Europeia. O objetivo deste projeto é estabelecer uma base de dados dedicada à divulgação da arte pré-histórica da Europa, através da reunião de documentação e inventário das peças e sítios arqueológicos pré-históricos. Na base de dados, pesquisável por vários critérios, constam fichas informativas sobre Portugal. Apenas acessível em inglês.

Archinect

http://archinect.com

Este sítio web nasceu em 1997, com a intenção de tornar a arquitetura mais conectada e aberta a outras área da criação artística afins, como o design. Criado a pensar num universo composto por estudantes de design, arquitetos, professores e público com interesse nestas áreas. O corpo editorial é composto por arquitetos, designers, fotógrafos e curadores americanos e ingleses. Contém informações diversas, como entrevistas, notícias sobre concursos internacionais de design e arquitetura, imagens, etc. Apenas em inglês.


ArchNet

http://archnet.org

Sítio web desenvolvido em parceria pelo MIT School of Architecture and Planning e a University of Texas at Austin School of Architecture e com a estreita colaboração e apoio do The Aga Khan Trust for Culture.


Architecture.Com

www.architecture.com

Portal da responsabilidade do RIBA - Royal Institute of British Architects - contendo acesso à informação diversificada no âmbito da arquitetura. Permite o acesso ao catálogo da Biblioteca do RIBA que é considerada a melhor biblioteca do Reino Unido para pesquisa de informação nas áreas da arquitetura.


Cities/Buildings Database

http://content.lib.washington.edu/buildingsweb

Trata-se de uma base de dados criada no âmbito do Departamento de Arquitetura da Universidade de Washington que reúne uma coleção de imagens digitalizadas de edifícios e cidades em vários pontos do globo.


Cyburbia : The Urban Planning Portal

www.cyburbia.org

Diretoria de recursos de informação na Internet, nas áreas do planeamento urbano, arquitetura e arquitetura paisagista, organizados em categorias, acompanhados de descrições explicativas e pesquisáveis por palavra-chave. Cronologicamente, abrange informação desde os anos 90 até à atualidade. Tem também ativos diversos forums de discussão.

Culturebase.net : The international artist database

http://www.culturebase.net/culturebase.net

Trata-se de uma base de dados intercultural desenvolvida em parceria pelo Baltic Sea Cultural Centre (Polónia), pelo Danish Centre for Culture and Development (Dinamarca), pela House of World Culture (Alemanha), pelo Intercult (Suécia) e pelo Visitng Arts (Reino Unido) com o apoio do programa Culture 2000 da UE. Permite várias opções de pesquisa e contém cerca de 1000 entradas para artistas e grupos artísticos contemporâneos oriundos dos cinco continentes. Para cada uma existe um conjunto de informação bio-bibliográfica em inglês e/ou em alemão.


Artist’s Papers Register

http://www.apr.ac.uk/artists/home.htm

Este guia-catálogo é fruto dum projeto desenvolvido e apoiado por um conjunto alargado de instituições académicas e de investigação de Inglaterra e Estados Unidos. Permite localizar os arquivos e fontes primárias – manuscritos, correspondência, fotografias ... – das coleções públicas do Reino Unido, sobre pintores, escultores, arquitetos, designers e outros profissionais ligados à criação artística.


The-Artists.org

http://the-artists.org

Portal vocacionado para a pesquisa de informação sobre a produção e os movimentos artísticos contemporâneos. Contém uma base de dados de artistas, com informação biográfica, artigos, ensaios e entrevistas e ligação a páginas pessoais.


On-line Picasso Project

https://picasso.shsu.edu

Projeto desenvolvido por um professor do Departamento de Estudos Hispânicos da Texas A&M University (Estados Unidos), em colaboração com outras instituições como o Centre Picasso D’Orta e a Fundación Picasso (Málaga, Espanha). Pretende ser uma versão em linha do catálogo raisonné de Picasso. Para além da reprodução duma parte considerável da produção do artista – dividida cronologicamente - contém ainda a sua biografia, bibliografia selecionada, assim como uma lista de museus que possuem obras suas.

Agence Photographique de la Réunion des Musées Nationaux (França)

www.photo.rmn.fr

Catálogo de imagens contendo cerca de 200.000 reproduções fotográficas de obras de arte pertencentes aos acervos dos museus nacionais e regionais de França. Cada imagem é acompanhada por uma ficha de identificação da obra. Permite vários critérios de pesquisa: artista, título da obra, tema ....


Banque d’Images de l’ADAGP

http://www.adagp.fr/fr/banque-images#/

Base de dados de imagens de arte moderna e contemporânea, constituída pela francesa ADAGP (Sociéte d’auteurs dans les arts visuels). Foi apresentada pela primeira vez na FIAC de 2001 (Feira Internacional de Arte Contemporânea de Paris). Tem atualmente mais de 7000 imagens de obras de arte de artistas membros da ADAGP. Permite a pesquisa por diversos critérios. Acessível em inglês e francês.


Digital Imaging Project: Art historical images of sculpture and architecture from pre-historic to post-modern

http://www.bluffton.edu/homepages/facstaff/sullivanm/

Base que reúne mais de 10.000 imagens de esculturas, monumentos, edifícios e sítios históricos e/ou arqueológicos, abrangendo um período cronológico que vai da pré-história à atualidade, da responsabilidade de uma professora da Universidade de Bluffton (Ohio, Estados Unidos).


The Visual Arts Data Service (VADS)

http://vads.ahds.ac.uk

Tem como missão providenciar, preservar e promover o acesso a recursos digitais de imagens de obras de arte, de coleções de museus ingleses, para fins de investigação e educação. Abrange diversas áreas temáticas, dos têxteis à arquitetura.

Conservation Information Network=Réseau d’Information sur la Conservation

www.bcin.ca

Inicialmente ligada ao Getty Conservation Institute, esta base de dados bibliográfica sobre conservação, preservação e restauro de património cultural inclui cerca de 200.000 registos de monografias, atas de seminários e conferências, relatórios técnicos, artigos de publicações periódicas, dissertações e material não livro, fornecidos por uma rede internacional de bibliotecas e centros de documentação na área da conservação e preservação. O objetivo é facilitar o a recuperação e o acesso à informação nestes domínios temáticos. Acessível em inglês e francês.


CoOL: Conservation Online : Resources for Conservations Professionals

http://cool.conservation-us.org

Projeto do Departamento de Preservação da Universidade de Stanford (Estados Unidos) que reúne informação diversa sobre técnicas, problemas e materiais de conservação no âmbito dos museus e bibliotecas.


Cultural Heritage Search Engine : Preservation and Conservation Database

https://www.tine.it/catalogo/

Criado por um arquiteto italiano, assume-se como um motor de busca vocacionado para a pesquisa de informação nas áreas da conservação e restauro do património, assim como da preservação da paisagem urbana. Pesquisável em italiano ou inglês, está dividido em diversas secções.


Preserve Net

www.preservenet.cornell.edu

Da responsabilidade de um grupo de trabalho da universidade americana de Cornell, permite o acesso a um conjunto alargado de recursos de informação disponíveis na Internet, com o objetivo de ajudar todos os profissionais das áreas de preservação e do restauro.

 

Rhizome. Connecting Art & Technology

www.rhizome.org

Trata-se da página web da Rhizome.org, uma comunidade abrangente e diversificada de curadores, críticos e artistas que utilizam as novas tecnologias nas suas criações. Fundada em 1996 e sediada em Nova Iorque, disponibiliza informação em diferentes domínios da criação artística contemporânea, incluindo uma base de dados, a Artbase, que contém já cerca de 2200 obras de arte. Apenas acessível em inglês.


UbuWeb

www.ubu.com

Fundada em 1996 e mantida por um grupo de professores de diversas universidades norte-americanas, UbuWeb é uma fonte de informação completamente independente de quaisquer entidades institucionais e interesses comerciais, cujos conteúdos são de acesso livre e gratuito. Os seus conteúdos tem um largo espetro temático – contendo textos, imagens e registos sonoros – dentro da criação artística contemporânea de vanguarda e emergente. Acessível apenas em inglês.


Virose

http://virose.pt

A Virose é uma associação cultural sem fins lucrativos, baseada no Porto, dedicada à arte e suas contaminações com a técnica. Reúne artistas, programadores, arquitetos, entre outros agentes culturais e artísticos. O projeto que deu origem à página foi iniciado em 1997. Nos seus conteúdos é possível encontrar não só textos – ensaios, entrevistas -, com também informação biográfica e ligações para páginas de artistas portugueses contemporâneos.


Artfacts.Net: The international gallery for modern, contemporary and emerging art

www.artfacts.net/index.php

Trata-se de um instrumento de referência para a pesquisa de informação sobre o estado da arte contemporânea. O seu objetivo é providenciar o acesso a informação corrente, atualizada e diversificada sobre a criação artística contemporânea, entre galerias, museus, associações e notícias de exposições. Disponível desde 2001, atualmente possui, entre outro tipo de dados, cerca de 33.000 biografias de artistas. Acessível em inglês, alemão, francês, italiano e espanhol.

 

Design Addict

www.designaddict.com

Trata-se dum portal da responsabilidade de dois designers belgas, dedicado à pesquisa sobre o design atual : designers e fabricantes de mobiliário, iluminação, vidros, cerâmica, trabalhos em metal, plástico e madeira. Apenas em inglês.


Design Boom

www.designboom.com

Portal criado em 2000, dedicado à pesquisa de informação, na Internet, sobre as diversas áreas criativas ligadas ao design.

International Sculpture Center (ICS)

www.sculpture.org

Organização sem fins lucrativos, criada em 1960. Pretende contribuir para a promoção e valorização da escultura nos seus aspetos educativos e sociais, assim como da valorização artística dos escultores. Nas suas páginas dedicadas aos recursos técnicos encontram-se diversos diretórios com informação útil – materiais, escolas, organizações e informação histórica sobre escultores. Apenas acessível em inglês.


Public Monuments & Sculpture Association: National Recording Project Database

www.pmsa.org.uk

Esta base de dados, em constante atualização, é constituída por um catálogo das esculturas públicas e monumentos do Reino Unido e é desenvolvida pelos seus centros regionais de arquivos e por diversas instituições académicas. Contém já mais de 9.800 entradas de obras, cada uma das quais com informação sobre a sua localização, o autor, o historial, a descrição, a iconografia e, na maior parte dos casos, o registo fotográfico.

Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt

O Arquivo Fotográfico da CML possui um acervo de 350.000 imagens (93.000 já digitalizadas) sobretudo sobre a cidade de Lisboa, desde 1850 até aos nossos dias. Desde conjunto, encontram-se já disponíveis para consulta em linha cerca de 3.000, destas cerca de 450 são da autoria do fotógrafo Joshua Benoliel.


The American Museum of Photography

www.photography-museum.com

Trata-se de uma museu virtual dedicado à fotografia americana. Para além de uma coleccção constituída por mais de 5 000 imagens - desde o primeiros daguerreotipos aos trabalhos de Ansel Adams – contém ainda diverso tipo de informação sobre a história da fotografia, processos técnico e noções de preservação e conservação de espécies fotográficas.


California Museum of Photography/University of California Riverside

http://www.artsblock.ucr.edu/

Este museu ligado à Universidade da Califórnia – Riverside possui uma considerável coleção de espécies fotográficas , onde se inclue, por exemplo, um fundo de fotografias de Ansel Adams. Através desta página web é possível aceder a uma base de dados que contém cerca de 40.000 imagens digitalizadas das suas coleções. Apenas acessível em inglês.


La Documentation Française: Photographie

www.ladocumentationfrancaise.fr

Permite o acesso a um conjunto de recursos existentes na Internet na área da Fotografia: escolas, galerias, instituições, bancos de imagens, fotógrafos, exposições, etc.


George Eastman House (GEH): International Museum of Photography and Film

https://www.eastman.org

Trata-se de um Museu dedicado à história da fotografia e do cinema. Através da página principal acede-se às suas coleções fotográficas – possui mais de 400.000 imagens -, em formato digital, que incluem fotografias desde 1839 até à atualidade (http://www.geh.org/). O catálogo completo está acessível através de TELNET. Nestas coleções estão representados mais de 14.000 fotógrafos.


The International Center of Photography

www.icp.org

Museu, escola e centro cuja missão principal é a divulgação da fotografia enquanto expressão artística contemporânea.


Magnum Photos

www.magnumphotos.com

Esta página pertence à Magnum, cooperativa de fotógrafos fundada em 1947 por 4 fotógrafos, entre os quais Robert Capa e Henri Cartier-Bresson. Permite – após um registo prévio gratuito – fazer pesquisas numa base de dados de arquivo, que contém já mais de 200.000 imagens de fotógrafos da Magnum. Outras pesquisas de informação, com fins educativos, sobre biografias e portfolios de fotógrafos, assim como de outras atividades da agência, podem ser realizadas livremente.


Photomuse

http://www.photomuse.com

Este sítio Web resulta de uma colaboração entre o International Center of Photography e a Georges Eastman House (Estados Unidos) para o desenvolvimento dum projeto que torne acessíveis as exposições em exibição em cada uma destas instituições, e a criação de uma base de dados de fotógrafos presentes nas suas coleções. Em atualização constante, tem já disponíveis cerca de 1.600 imagens, assim como uma cronologia e biografias de vários fotógrafos.


Maison Nicéphore Niépce: Le site de référence sur l’inventeur de la photographie

http://www.photo-museum.org/

Página elaborada por um conjunto de investigadores franceses ligados à investigação dos processos técnicos das primeiras fotografias. Contém numerosa informação sobre Nicéforo Niépce e a invenção da fotografia. Pesquisável também em inglês.


Masters of Photography

http://masters-of-photography.com

Página que disponibiliza informação - artigos, imagens e ligação a outros recursos na Internet - sobre alguns dos mais importantes nomes da história da fotografia do século 20.


National Museum of Photography, Film & Television

https://www.scienceandmediamuseum.org.uk/

Museu nacional britânico dedicado à fotografia, ao cinema e à televisão. As suas coleções fotográficas contém alguns dos nomes mais significativos da história da fotografia. Entre as coleções que estão acessíveis para consulta em linha, destaca-se The Fox Talbot Collection, com cerca de 6.500 imagens realizadas por William Henry Fox Talbot. Acessível apenas em inglês.

La Couturière Parisienne

www.marquise.de

A funcionar desde 1996, com acesso em inglês e alemão, este é um endereço onde é possível encontrar informação, escrita e visual, sobre a história do vestuário – incluindo técnicas de confeção e padrões de tecidos – desde a Idade Média ao início do século 20.


The Fashion-Era

www.fashion-era.com

Trata-se dum guia contendo informação sobre a história da moda, em geral, desde o século 18 aos dias de hoje. Aborda diversas áreas relacionadas, como o vestuário, os cosméticos, os perfumes e os aspetos sociais da moda. Propõe ainda uma série de ligações a outros endereços com interesse para o estudo destes temas.


The History of Costume by Braun & Schneider

www.siue.edu/COSTUMES/history.html

Acesso à versão digitalizada da obra History of Costume, editada na Alemanha entre 1861 e 1880, que faz a evolução do traje da antiguidade até ao século XIX, através de imagens.


The Costumer's Manifesto

www.costumes.org

Guia de recursos na Internet sobre indumentária, história da moda, acessórios e outras áreas afins, da responsabilidade de uma professora da University of Alaska Fairbanks.

Artecapital

www.artecapital.net

Publicação eletrónica portuguesa que pretende com os seus conteúdos – entrevistas, artigos de opinão, comentários/críticas e notícias – divulgar informação crítica sobre exposições de artistas nacionais e internacionais, estimulando a reflexão e promovendo uma maior compreensão sobre a criação artística contemporânea, incluindo a arquitetura e o design. Atualizada diariamente, contém um arquivo pesquisável com o material já publicado.


International Journal of Education & the Arts

http://ijea.org

Trata-se de uma publicação digital de periodocidade anual e de acesso livre, dirige-se sobretudo à comunidade académica. O seu corpo editorial é composto por docentes de universidades dos Estados Unidos, do Canadá, da Australia e do Reino Unido. O primeiro número é de 2000 e o último data de 2007. Apenas acessível em inglês.


Philament: An online Journal of the Arts and Culture

http://www.philamentjournal.com/

Trata-se de uma revista eletrónica de acesso livre, criada no âmbito dos estudos pós-graduados da Universidade de Sydney. Pretende constituir-se como um contribuito para o debate académico nas áreas dos estudos culturais e da literatura. Tem uma periodicidade irregular, com a publicação de 2/3 números por ano, sendo que o primeiro data de 2003 e o último de junho de 2007. Acessível apenas em inglês.


M/C Journal: A Journal of Media and Culture

www.media-culture.org.au

Revista em formato eletrónico fundada em 1998, de acesso livre, dedicada à análise e crítica de temas relacionados com a cultura contemporânea. Cada número é subordinado a um tema. Embora o seu corpo editorial seja constituído por docentes de universidades do Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, a revista deseja chegar a um público para além do âmbito académico. Em inglês.

Anamnese: Plataforma digital sobre arte contemporânea de/em Portugal entre 1993 e 2003

www.anamnese.pt

Página que resulta do projeto desenvolvido com o objetivo de criar e disponibilizar, aos estudiosos e público em geral, um conjunto de informação escrita e visual sobre a atividade dos artistas portugueses no contexto da criação artística da segunda metade do século XX. Os seus conteúdos são atualizados com regularidade.


Art Historians’ Guide to the Movies

http://personal1.stthomas.edu/cdeliason/ahgttm.htm

Trata-se de um guia para filmes com referências a épocas e obras de arte e arquitetura. Encontra-se dividido por grandes períodos cronológicos. Pretende ser um instrumento de trabalho para docentes que desejem utilizar filmes como material de apoio. Os seus conteúdos são atualizados regularmente graças às contribuições de historiadores de arte e professores. Foi criado e é mantido por um professor de História de Arte moderna da Universidade de St. Thomas (Estados Unidos).


Art History Resources on the Web

http://arthistoryresources.net/ARTHLinks.html

Catálogo de recursos de arte e história da arte disponíveis na Internet, organizado cronologicamente - da Pré-História à época contemporânea - contendo ainda ligações a páginas de museus, bibliotecas, departamentos de história da arte, e outras instituições e recursos relevantes nesta área. É da responsabilidade de um professor de História da Arte do Sweet Briar College.


ArtAfrica

http://artafrica.letras.ulisboa.pt/pt/

Portal dedicado à divulgação e promoção da criação artística contemporânea dos países africanos de expressão portuguesa. Incialmente criado no âmbito instituicional do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, está atualmente associado ao projeto Dislocating Europe, com sede no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Contém uma base de dados com informação biográfica, imagens e contactos de artistas plásticos de países africanos de expressão portuguesa.


Art in Context : Center for Communications

www.artincontext.org

Repertório mantido por uma organização de divulgação, sem fins lucrativos, sediada em Nova York, cujo objetivo é providenciar o acesso a informação sobre arte e sobre artistas. A informação fornecida é coligida por um conjunto de profissionais, onde se incluem os próprios artistas, comissários, galeristas, professores e críticos. Permite vários critérios de pesquisa e cronologicamente abrange todo o século 20 e início do 21.


The Dictionary of Art Historians

https://arthistorians.info/

Criada em 1986, esta é uma base de dados destinada a fornecer informação biobibliográfica sobre os mais significativos historiadores da Arte ocidental. É editada por um historiador de arte que é, simultaneamente, bibliotecário de referência e que, entre outros trabalhos, colaborou com o Grove’s Dictionary of Art. Permite a pesquisa por nome ou por indíce alfabético. Os conteúdos são regularmente atualizados. Acessível em inglês, francês, alemão e holandês.


ZeroLand: Arts and Cultures of the World

www.zeroland.co.nz

Diretório dedicado à informação de arte e cultura disponível na Internet, destinado a satisfazer tanto um público professional, como simples interessados nestes campos. Os seus conteúdos são atualizados mensalmente e informação está dividida por diversas categorias temáticas, tais como, por exemplo, antiguidades, festivais de arte, artes performativas, iconografia, arte na web, etc. Acessível apenas em inglês.


e-flux

www.e-flux.com

Estabelecida em Nova Iorque desde 1999, esta é uma rede internacional que disponibiliza informação atualizada nos diversos domínios da arte contemporânea (exposições, bienais, simpósios, conferências…). Disponibiliza também uma revista eletrónica de acesso livre e gratuito. Apenas acessível em Inglês.


arthistoricum.net

www.arthistoricum.net

Portal desenvolvido por um consórcio de bibliotecas alemãs com fundos documentais relevantes em História da Arte. Trata-se do resultado de um projeto iniciado em 2004 através do qual são disponibilizadas ligações diretas para diversas fontes de informação e outro tipo de recurso de investigação acessíveis na Internet, como a ligação ao Catálogo Virtual da História da Arte. Alguns dos conteúdos estão apenas acessíveis alemão.


Itaú Cultural: Enciclopédias

www.itaucultural.org.br

Conjunto de enciclopédias no âmbito das artes visuais e performativas disponibilizadas gratuitamente pela instituição brasileira Itaú Cultural. Contém, entre outro tipo de informação, imagens de obras, biografias de artistas - com enfoque particular para os brasileiros - e ensaios teóricos com bibliografia.


Ministère de la Culture et Communication (França)

http://www.culture.gouv.fr/

Portal que permite o acesso a todas as bases de dados nas áreas da cultura, arte e património mantidas por instituições e organismos públicos franceses, incluindo o acesso ao Catálogo da Biblioteca Nacional de França.


Mother of All Art History Link Pages

https://stamps.umich.edu/mother

Catálogo de recursos de arte e história da arte disponíveis na Internet, organizado e mantido pelo Departamento de História da Arte da Universidade do Michigan.


Universes in Universe: Worlds of Art –Visual arts of Africa, Asia, Latin America

https://universes.art/

Trata-se de um portal de pesquisa dedicado à criação artística contemporânea em África, Ásia e na América Latina. Sem fins lucrativos, existe desde 1997 e disponibiliza informação de diverso tipo sobre eventos de arte, como feiras e exposições, instituições, como museus e galerias, publicações, etc. Acessível em Inglês e Alemão.


Voice of the Shuttle: Art and Art History

http://vos.ucsb.edu

Organizado por um grupo de professores e estudantes da Universidade da Califórnia (Santa Bárbara) é um dos mais exaustivos catálogos de recursos disponíveis na Internet. Organizado tematicamente, inclui não só as áreas relacionadas com a arte, como as ciências sociais e humanas em geral.


W3art : la::comunidad artistica :: en internet

http://w3art.es

Portal espanhol especialmente criado para funcionar como local de encontro virtual da comunidade interessada e/ou envolvida – estudantes, artistas, críticos, galeristas, programadores - com as mais atuais práticas artísticas contemporâneas. Possui, através do correio eletrónico, um serviço gratuito de notícias sobre exposições, cursos, congressos, publicações, a acontecer no espaço ibérico. Em atualização permanente.


World Wide Arts Resources

https://www.absolutearts.com/

Criado em 1995, o WWAR permite o acesso a uma considerável coleção de recursos de arte disponíveis na Internet. Inclui um serviço gratuito de notícias sobre artistas e exposições de arte contemporânea, através de correio eletrónico.