Relações Arménio-turcas

A nossa terceira prioridade, que constitui um novo campo de atuação, é a melhoria das relações arménio-turcas, patrocinando projetos que incentivem um entendimento mútuo sobre a sua longa história em comum.

Estamos não só plenamente conscientes do facto de que as relações arménio-turcas constituem uma questão controversa em ambas as sociedades, mas também cientes dos riscos. No entanto, o potencial benefício resultante de um relacionamento mais estreito entre os dois povos é compensador. A intenção não é o envolvimento em debates polémicos mas incentivar o diálogo entre elementos progressistas de ambas as sociedades para uma compreensão mútua do passado e trilhar um caminho solidário para o futuro. Além do apoio a escolas arménias na Turquia (Istambul) serão igualmente apoiados dois outros tipos de atividades na Turquia:

  • O reforço de estruturas e instituições da comunidade arménia no país, especialmente as que contribuem para a preservação da língua arménia ocidental
  • As respetivas cultura e tradições.

As relações arménio-turcas continuarão a constituir um elemento central no mundo arménio, tanto para a Arménia como para a diáspora, no futuro próximo. Para nós, trabalhar com a comunidade arménia na Turquia constitui um elemento importante na preservação da língua e identidade arménias ocidentais. O orçamento total previsto para a programação arménio-turca é aproximadamente de trezentos mil dólares por ano, excluindo as bolsas de estudo destinadas às escolas arménias em Istambul. Consulte a lista de projetos apoiados desde 2014 referentes a esta prioridade:

Bolsas 2014 (PDF) Bolsas 2015 (PDF)