Roberto Gulbenkian

Antigo administrador, reformado em 1996.
Nasceu em Argel a 7 de Abril de 1923 e morreu no dia 1 de Agosto de 2009, em Lisboa, aos 86 anos.

Sobrinho de Calouste Gulbenkian, filho do seu irmão mais novo, Vahan. Casado com Paulette Berthelier.

Desde a obtenção do seu bacharelato, foi mobilizado no contingente de África pelo exército francês. Em Agosto de 1944, participa no desembarque da França meridional onde é gravemente ferido. Recebe numerosas condecorações militares entres as quais a Cruz de Guerra e a Medalha militar.

Com 22 anos começa a trabalhar para o seu tio e para o seu primo por afinidade, Kevork Essayan, como colaborador no campo do petróleo e das finanças. Desde a criação da Fundação em 1955 até se reformar em 1996, foi respectivamente Director e Administrador do Serviço. Contribuiu amplamente para o desenvolvimento das comunidades arménias do Médio Oriente.

Paralelamente à sua actividade profissional, Roberto Gulbenkian é um historiador de mérito. Publicou cerca de quarenta monografias dedicadas particularmente às relações e laços que uniram a península ibérica ao mundo oriental ou arménio. Recebeu numerosas distinções honoríficas. É membro da Academia Portuguesa da História e da Academia Nacional das Ciências da Arménia.

Notabilizou-se pelo seu trabalho assíduo que marcou os primeiros quarenta anos da Fundação.

Atualização em 16 Outubro 2017