FCG Secção: Comunidades Arménias

A Nossa História

O Serviço das Comunidades Arménias, então apelidado de Serviço do Médio-Oriente, foi criado em 1956, por dois executores do testamento do fundador: Kevork Essayan, genro de Calouste Gulbenkian, e Azeredo Perdigão, primeiro presidente da Fundação.O cargo de Administrador responsável pelo Serviço das Comunidades Arménias tem sido sucessivamente ocupado por membros da família do fundador, sendo todos os outros Administradores de nacionalidade portuguesa:

Roberto Gulbenkian, sobrinho de Calouste Gulbenkian, filho do seu irmão mais novo Vahan, administrador reformado em 1996.

Mikhael Essayan, neto de Calouste Gulbenkian, administrador reformado em 2005, tendo depois o cargo de Presidente honorário da Fundação.

Actualmente, o Administrador do Serviço das Comunidades Arménias é Martin Essayan, bisneto de Calouste Gulbenkian e filho de Mikhael Essayan.

A direcção do Serviço foi assumida sucessivamente por Roberto Gulbenkian, Goriun Kechichian e Zaven Yegavian. Astrig Tchamkerten assumiu as funções de diretora interina durante o ano de 2012.

Razmik Panossian assumiu funções no dia 1 fevereiro 2013.

A equipa de trabalho é composta por 4 pessoas e o Serviço dispõe de um orçamento anual de aproximadamente 3,5 milhões de USD.

Calouste Sarkis Gulbenkian – Recordação do seu neto