Fundação Calouste Gulbenkian apoia escolas Arménias no Líbano

Donation-to-Lebanon_700x500

Prosseguindo a sua estratégia de apoio a instituições educativas arménias no Líbano, o Serviço das Comunidades Arménias doou 650 tablets e 50 computadores portáteis a 17 escolas naquele país.

Os vários confinamentos, em consequência da pandemia de Covid-19, transformaram o ensino online num elemento essencial nas práticas educativas, mas dezenas de estudantes no Líbano não conseguiram assistir às aulas online devido à falta de equipamentos. A grave crise económica e a instabilidade social, em conjunto com a destruição causada pela explosão no Porto de Beirute em agosto 2020, que causou estragos e perdas financeiras significativas a toda a comunidade, incluindo a arménia, implicou que muitas famílias e escolas não dispusessem de meios para dotar os estudantes com os equipamentos necessários para acompanharem as aulas online.

A doação de tablets e computadores portáteis a instituições educativas é uma das componentes do apoio Fundação Calouste Gulbenkian ao setor educativo no Líbano. A Fundação apoia igualmente diversas iniciativas que promovem a revitalização da língua Arménia Ocidental, a língua arménia maioritariamente falada na Diáspora e que está em risco de desaparecer.

 

Comunicado em Arménio