19 Maio 2020

Zarmanazan transforma-se em Zartsants 2.0

O Zarmanazan – programa de verão educativo da língua Arménia Ocidental – não se irá realizar este ano devido à pandemia Covid-19. Para ocupar o seu lugar, foi criado o “Zartsants 2.0.”, que não tem como objetivo recriar o Zarmanazan, mas quer criar um espaço virtual para os participantes se encontrarem diariamente e interagirem em segurança a partir das suas casas.

Utilizando o “zar” de Zarmanazan, e juntando-o com “tsants” (que quer dizer network ou rede em Arménio), o Zartsants 2.0 incorpora o espírito do Zarmanazan e adapta-se às circunstâncias do ano 2020. O Zartsants 2.0 vai ser um novo “sistema operativo” no qual os participantes vão poder interagir, jogar, divertir-se e aprender num ambiente não escolar, num cenário virtual, sempre em Arménio Ocidental.

O Zartsants 2.0 vai ser organizado pela associação Mille et un Mondes em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian. Vai decorrer online de 9 de julho até 8 de agosto (18-24 anos de idade) e de 12 de julho a 7 de agosto (10-17 anos de idade) e destina-se aos participantes que já estavam inscritos no Zarmanazan 2020. Os 67 participantes e os monitores envolvidos estão na Argentina, Arménia, Bélgica, Canadá, França, Grécia, Líbano, Portugal, Turquia, Reino Unido, e Estados Unidos.

Os workshops baseiam-se em atividades relacionadas com música, escrita criativa, leitura, desenho, pintura, culinária e incluem a criação de um programa de rádio e jornal digitais. Serão ainda promovidas várias discussões temáticas e algumas atividades fora do ambiente virtual.

Zartsants 2.0 vai proporcionar uma experiência única, possibilitando que os participantes abracem as suas diferenças geográficas, utilizem novas ferramentas de comunicação e desenvolvam métodos de criação em Arménio através dos meios digitais. Em suma, vamos estar todos juntos mas separadamente.

 

O curso intensivo para professores arménios na diáspora que normalmente decorre durante o Zarmanazan, em colaboração com o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (INALCO), foi cancelado. Este programa para professores baseia-se na interação dinâmica dos professores com as crianças durante o Zarmanazan. Não é possível recriar estas condições online.

 

 

Ler artigo em Arménio