8 Fevereiro 2019

Resultados do programa de bolsas em 2018

Snapshot of some of our 2018 Scholarship programmes
Snapshot of some of our 2018 Scholarship programmes

Uma das prioridades do serviço das Comunidades Arménias é apoiar estudantes arménios, em todo o mundo, e promover a área de Estudos Arménios. Nos últimos cinco anos (2014-2018) concedemos cerca de 5,2 milhões de dólares em bolsas de estudo a 1207 estudantes, académicos e investigadores.

Recebemos em média cerca de 700 candidaturas, mas os nossos recursos só nos permitem conceder cerca de 250 bolsas anualmente. A seleção dos candidatos é feita com base no seu mérito académico e abaixo destacamos os resultados atingidos em 2018 para três das categorias de bolsas de estudo.

Em 2018, na categoria de Bolsa de Excelência Global (Global Excellence Scholarship) recebemos 29 candidaturas e concedemos nove bolsas, sendo que sete foram atribuídas a candidatos arménios e uma a um estudante do Canadá, com o objetivo de prosseguirem os seus doutoramentos em várias universidades da Europa e dos Estados Unidos. As áreas de estudo dos beneficiários incluem os Estudos Asiáticos, Geografia Humana, Direito, Arqueologia, Química, Relações Internacionais e Direitos Humanos. A estas atribuições juntam-se quatro renovações de bolsas provenientes de 2017. Ao longo destes cinco anos, os estudantes frequentaram universidades reconhecidas em países como os EUA, Reino Unido, Canadá, França, Líbano e Luxemburgo.

Na categoria de estudos arménios (Armenian Studies Scholarship), em 2018, foram recebidas 63 candidaturas e concedidas 13 bolsas a estudantes da Arménia, Canadá, Holanda, Rússia, Turquia e EUA. No total, 10 dos bolseiros estão a concluir o doutoramento nas seguintes universidades: UCLA, San Diego, Clark University, Oxford University, Université de Montreal, Université Paul Valéry, Institut National des Langues et Civilisations Orientales (INALCO), the University of Amsterdam e Universidade de Lisboa. Os restantes são alunos de mestrado na Duke University e Sussex University e há também um aluno de pós-doutoramento na University of Wisconsin. No ano letivo 2018-2019, o número total de bolsas atribuídas nesta categoria foi de 28, excluindo as bolsas de curta duração destinadas a viagens de investigação e conferências.

Por último, recebemos 208 candidatura para a categoria de Bolsa Universitária (Undergraduate Studies Scholarship). Deste número, 63% dos candidatos tinham nota média entre os 80% e os 100%. Das 34 bolsas concedidas, o maior número destinou-se a alunos do Líbano. A tecnologia foi o campo de estudos com mais bolsas.

Os gráficos em baixo indicam a distribuição dos candidatos por género e por país. A categoria “outros” combina as candidaturas recebidas de 22 outros países.

Atualização em 18 Fevereiro 2019