21 fevereiro 2018

Um Importante Marco para o Arménio Ocidental

O serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian recebeu, com grande entusiasmo, a informação de que o SIL International conferiu ao Arménio Ocidental o seu próprio código ISO: HYW a 23 de janeiro de 2018. Esta decisão tem um impacto significativo na revitalização do Arménio Ocidental.

Agora vai ser possível identificar palavras em Arménio Ocidental em sistemas de informação e bases de dados, viabilizando o desenvolvimento de ferramentas exclusivas e facilitando aspetos como o desenvolvimento da Wikipedia, a criação de dicionários online, o uso de sistemas de tradução online e o contributo para a investigação académica que é feita por parte de linguistas e etnógrafos, entre outros profissionais.

A atribuição de um código ISO confere reconhecimento internacional ao Arménio Ocidental como uma língua distinta, e ajuda a promover o desenvolvimento de sistemas informáticos e programas por parte de empresas na área de tecnologias de informação.

“É gratificante ver como a nossa colaboração com o Wikimedia Arménia influenciou positivamente esta decisão,” conclui Razmik Panossian, diretor do serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian. “O facto de termos trabalhado em conjunto no processo de submissão da candidatura e termos recebido o apoio de especialistas internacionais e intelectuais reconhecidos, deu fruto a uma excelente candidatura”.

Consulte aqui o comunicado por parte da Wikimedia Armenia, em Arménio, sobre o código HYW.