6 fevereiro 2018

A mudança parte de nós – Workshop para Diretores de escolas Arménias

“Este fórum e esta colaboração têm o potencial para engendrar uma grande mudança na compreensão e na prática” – Participante no workshop.

Vinte e nove diretores de escolas arménias, da América do Norte e da América do Sul, reuniram-se pela primeira vez para participarem num workshop intensivo de três dias em Los Angeles, intitulado “A Mudança parte de nós: Liderança Educativa e aprendizagem da Língua nas Escolas Arménias”. O workshop foi organizado pelo serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal) em parceria com o National Heritage Language Resource Center e o Near Eastern Languages and Cultures (UCLA) e, concretizou-se na Universidade da Califórnia em Los Angeles de 11 a 13 de janeiro de 2018.

O ensino e aprendizagem da língua Arménia enfrentam vários desafios. Um dos diretores presentes destacou que “pedir a uma criança para falar Arménio sem verbalizar as palavras ‘fala arménio’ é quase como um jogo mental, uma batalha contra um dogma. Como podemos convencer uma criança a falar uma língua naturalmente? Esta foi uma das muitas perguntas debatidas durante os três dias. Durante o workshop os diretores refletiram em conjunto sobre como podiam identificar e aplicar novos métodos pedagógicos para revitalizar a língua arménia.

O workshop foi composto por seis sessões que intercalavam a teoria com a prática. Foram apresentados os seguintes tópicos:

  • Como desenvolver uma comunidade escolar e o que implica o conceito de ‘cultura de escola’;
  • Como abrir as janelas da mente através da filosofia e pensamento crítico;
  • Como viver a língua arménia e desenvolver a língua arménia como uma língua viva, destacando a educação multilingue e a formação de professores;
  • Como construir modelos de emersão da língua;
  • Como estimular uma geração de leitores e escritores e proporcionar, dentro das salas de aula, espaço para a criatividade literária.

No final, os diretores foram convidados a refletir sobre duas questões: “O que aprenderam com o workshop?” e “Quais são os próximos passos?”

Todos os diretores expressaram entusiamo em partilhar os resultados do workshop com outros professores, as direções das suas escolas e com os pais. Comprometeram-se a falar mais em arménio com os estudantes e destacaram que iam encorajá-los a expressassem-se livremente em arménio sobre tópicos do dia-a-dia,além de investir na formação de professores, adquirir mais livros arménios para as suas salas de aula e continuar a desenvolver os métodos pedagógicos utilizados. Como um participante referiu, “a aprendizagem da língua não é tão difícil como eu pensava. Com a formação adequada todos os professores podem ser professores eficazes e ensinar os estudantes a serem fluentes em arménio”. Outro participante constatou que “há vários recursos disponíveis para facilitar o processo de aprendizagem da língua, estes são acessíveis, eficazes e estão prontos a ser utilizados e implementados”.

Todos os diretores concordaram que os desafios diários que defrontam são transversais e que é possível construir soluções em conjunto. Como expressou um dos participantes, “é muito importante que continuemos a reunirmo-nos mais frequentemente para falar sobre as situações que enfrentamos no nosso dia-a-dia”.

“Este foi um momento marcante na nossa programação relacionada com escolas”, disse Razmik Panossian, diretor do serviço das Comunidades Arménias, “e estamos contentes por ter organizado este evento em colaboração com o UCLA. O entusiamo na sala, o empenho dos diretores e o impacto deste workshop nas escolas e na língua arménia são inquestionáveis. Quase todos os diretores de escolas arménias dos Estados Unidos da América e do Canada estiveram presentes, contando também com a presença da Argentina. O workshop inspirou-nos para continuarmos o nosso trabalho no sentido de tornar o arménio uma língua dinâmica na diáspora”.

As sessões foram lideradas pelos seguintes oradores: Anaïd Donabédian (Diretora do Departamento Arménio do National Institute of Oriental Languages and Civilizations, França); Ani Garmiryan (Responsável pelos projetos de Revitalização do Arménio Ocidental da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal); Hagop Gulludjian (Docente de Arménio Ocidental no UCLA, EUA); Amy Hughes (Professora de Inglês na escola Manchester Regional School in Haledon, EUA); Shushan Karapetian (National Heritage Language Resource Center at UCLA, EUA); Anahid Sarkissian (Professora, Autora e Editora, França); Gil Schmerler (Director do Programa Bank Street’s Leadership for Educational Change, EUA); Debi Talukdar (University of Washington Center for Philosophy for Children, EUA); Robert M. Uriu (Professor de Ciência Politica na UC Irvine and Principal of Orange Coast Gakuen Japanese school, EUA).

 

Os seguintes diretores participaram no workshop:

EUA

Arsine Aghazarian, St. Mary’s Richard Tufenkian Pre-School (Glendale, CA)
Irmã Lucia Al-Haik, Armenian Sisters’ Academy (Montrose, CA)
Grace Andonian, Krouzian-Zekarian-Vasbouragan Armenian School (San Francisco, CA)
Houry Boyamian, St. Stephen’s Armenian Elementary (Watertown, MA)
Maral Aroyan-Boyadjian, Sahag-Mesrob Armenian Christian School (Altadena, CA)
Lina Arslanian, C&E Merdinian Armenian Evangelical School (Sherman Oaks, CA)
Arpi Avanesian A.G.B.U. Manoogian-Demirdjian School (Canoga Park, CA)
Alina Dorian, Rose and Alex Pilibos Armenian School (Los Angeles, CA)
Ms. Vehik Gabrielian, Holy Martyrs A.R.S Ashkhen Pilavjian Pre-School (North Hills, CA)
David Ghoogasian, Armenian Mesrobian School (Pico Rivera, CA)
Angin Iskajyan, Ron & Goharik Gabriel Pre-School (Pico Rivera, CA)
Garine Joukadarian, Levon & Hasmig Tavlian Pre-School (Pasadena, CA)       
Talin Kargodorian, Vahan & Anoush Chamlian Armenian School (Glendale, CA)
Sonia Kazandjian, Armenian Sisters’ Academy Pre-School (Montrose, CA)
John Kossakian, Holy Martyrs Marie Cabayan Elementary School (North Hills, CA)
Shahe Mankerian, St. Gregory A & M Hovsepian School (Pasadena, CA)
Kristina Movsessian, A.R.S. “Mayr” Chapter Mary Postoian Pre-School (Los Angeles, CA)     
Irmã Emma Moussayan, Armenian Sisters Academy (Radnor, PA)       
Michael Pratt, A.G.B.U. Vatche and Tamar Manoukian High School (Pasadena, CA)
Sossi Shanlian, Holy Martyrs Ferrahian High School (Encino, CA)
Sanan Shirinian, Ari Guiragos Minassian Armenian School (Santa Ana, CA)    
Seta Tavitian-Megherian, Holy Martyrs Armenian Day School (Oakland Gardens, NY)
Hosep Torossian, AGBU Alex & Marie Manoogian High School (Southfield, MI)

 

Canada

Lory Abrakian, École Arménienne Sourp Hagop (Montreal)
Raffi Sarkissian, of A.R.S. Armenian Private School (Toronto)
Chahé Tanachian, École Alex Manoogian de l’U.G.A.B. (Montreal)                               

 

Argentina

Elena Achdjian, AGBU Instituto Educativo Marie Manoogian (Buenos Aires)
Graciela Ainajyan, Colegio Armenio Jrimian (Buenos Aires)
Alicia Nerguizian, Instituto Educativo San Gregorio El Iluminador (Buenos Aires)

 

O programa completo pode ser consultado em baixo (em inglês e arménio).